Após gafe de Coreias, Londres vive incidentes diplomáticos com Taiwan e Ucrânia

Das agências internacionais

Em Londres (ING)

  • AFP PHOTO / LEON NEAL

    Regent Street, rua de Londres, está tomada por bandeiras dos países que disputam a Olimpíada 2012

    Regent Street, rua de Londres, está tomada por bandeiras dos países que disputam a Olimpíada 2012

Os Jogos Olímpicos nem bem começaram, e os incidentes diplomáticos em Londres já estão se multiplicando. Após uma grave gafe política na partida entre Coreia do Norte e Colômbia pelo futebol feminino, em que uma bandeira da Coreia do Sul foi apresentada no telão e provocou revolta nos coreanos do norte, foi a vez de representantes de Taiwan e Ucrânia se posicionarem formalmente nesta quinta-feira por problemas envolvendo os países.

Os taiwaneses se revoltaram com o fato de sua bandeira ter sumido da Regent Street, enorme rua comercial de Londres em que estão expostas as flâmulas dos 206 países presentes nos Jogos Olímpicos. A bandeira teria sido arrancada por estudantes da própria ilha asiática que residem na Inglaterra e protestam contra os embargos que a China obriga seus parceiros a impor a Taiwan, ex-território chinês.

Até mesmo o COI (Comitê Olímpico Internacional) atende ao embargo solicitado pela China, não exibindo a bandeira taiwanesa em grande parte das sedes das disputas olímpicas, mas a Regent Street não atende a esta norma.

Shen Lyu-shun, representante de Taiwan no Reino Unido, apresentou um protesto oficial em nome de seu país à Associação da Regent Street e afirmou que este tema é de âmbito da “liberdade de expressão e não deve estar sujeito à interferência de terceiros”, referindo-se à China.

Ucranianos ou russos?

A ira dos ucranianos não se refere a bandeiras, mas sim a um erro na biografia oficial dos atletas. Eles reclamam que, na ficha dos esportistas que nasceram em território ucraniano mas competem pela Rússia, a Ucrânia é chamada de “região” e as cidades do país são mostradas como russas.

“Acabo de ordenar à nossa embaixada no Reino Unido que entre em contato com o Comitê Organizador para que se corrijam esses erros”, afirmou Konstantin Grischenko, ministro dos Assuntos Exteriores da Ucrânia. “O uso da palavra região é um erro torpe até mesmo do ponto de vista da gramática inglesa. Queremos saber de quem é este erro e queremos que corrijam”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos