COB anuncia Rodrigo Pessoa como porta-bandeira do Brasil na abertura da Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Larry W. Smith/Reuters

    Rodrigo Pessoa já tem três medalhas e cinco Olimpíadas no currículo

    Rodrigo Pessoa já tem três medalhas e cinco Olimpíadas no currículo

Rodrigo Pessoa ainda nem foi confirmado pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) como membro da equipe brasileira de saltos nos Jogos de Londres-2012, mas o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta sexta-feira que o cavaleiro será o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura da Olimpíada, no dia 27 de julho.

Curiosamente, Pessoa não é realmente brasileiro, já que nasceu em Paris, mas é um dos principais esportistas do país nas últimas décadas. Filho de Nelson Pessoa, outro ícone da modalidade, Rodrigo disputará em Londres sua sexta Olimpíada, depois de estar em Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, em busca de sua quarta medalha.

SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER, QUEM SERIA O PORTA-BANDEIRA DO BRASIL?

  • Getty Images

"É um momento muito especial para mim. Vou para minha sexta Olimpíada, tenho muito orgulho e vou tentar fazer o melhor para justificar esta escolha. Qualquer atleta sonha com ganhar uma medalha olímpica, e depois você ganha outra medalha. Ser escolhido como porta-bandeira é uma emoção muito grande", declarou Pessoa ao canal "SporTV". O cavaleiro completa 40 anos em novembro.

O principal resultado do cavaleiro veio na Grécia, mas com atraso. Vice-campeão da prova individual de saltos, Rodrigo Pessoa viu sua prata virar ouro quando o vencedor foi desclassificado, meses depois, por um flagrante de doping em sua montaria. Rodrigo recebeu a medalha em uma cerimônia improvisada no Rio de Janeiro.

“Rodrigo Pessoa é um atleta que representa muito bem os valores olímpicos. Sua carreira repleta de glórias é uma inspiração para todos os atletas brasileiros. O exemplo de Rodrigo vem de família. Quando um atleta chega aos Jogos Olímpicos pela sexta vez atinge um patamar único", explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. "A primeira medalha de ouro da história do hipismo é um feito inesquecível, ainda mais por ter sido entregue no Rio de Janeiro, em um cenário deslumbrante. O Brasil estará muito bem representado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012".

Escolhido pelo COB para representar o Brasil na abertura de Londres-2012, Rodrigo Pessoa junta-se a um seleto grupo de atletas que conta com Adhemar Ferreira da Silva, Wlamir Marques, Aurélio Miguel, Sandra Pires, Robert Scheidt e Torben Grael, entre outros.

Rodrigo Pessoa, cavaleiro brasileiro
Rodrigo Pessoa, cavaleiro brasileiro

VEJA A LISTA DOS PORTA BANDEIRAS DO BRASIL NAS OLIMPÍADAS

Olimpíadas Atleta
Antuérpia-1920 Afrânio Antônio da Costa (Tiro Esportivo)
Paris-1924 Alfredo Gomes (Atletismo)
Los Angeles-1932 Antonio Pereira Lira (Atletismo)
Berlim-1936 Sylvio de Magalhães Padilha (Atletismo)
Londres-1948 Sylvio de Magalhães Padilha (Atletismo)
Helsinque-1952 Mario Jorge da Fonseca Hermes (Basquete)
Melbourne-1956 Wilson Bombarda (Basquete)
Roma-1960 Adhemar Ferreira da Silva (Atletismo)
Tóquio-1964 Wlamir Marques (Basquete)
Cidade do México-1968 João Gonçalves Filho (Polo aquático)
Munique-1972 Luiz Cláudio Menon (Basquete)
Montreal-1976 João Carlos de Oliveira (Atletismo)
Moscou-1980 João Carlos de Oliveira (Atletismo)
Los Angeles-1984 Eduardo Souza Ramos (Vela)
Seul-1988 Walter Carmona (Judô)
Barcelona-1992 Aurélio Miguel (Judô)
Atlanta-1996 Joaquim Cruz (Atletismo)
Sidney-2000 Sandra Pires (Vôlei de praia)
Atenas-2004 Torben Grael (Vela)
Pequim-2008 Robert Scheidt (Vela)

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos