CAS marca para o próximo dia 2 julgamento que pode tirar musa brasileira do hipismo dos Jogos

Do UOL, em São Paulo

  • Karime Xavier/ Folhapress

    Luiza Almeida, atleta brasileira de hipismo que pode ficar de fora da Olimpíada

    Luiza Almeida, atleta brasileira de hipismo que pode ficar de fora da Olimpíada

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) agendou para o dia 2 de julho, terça-feira da semana que vem, julgamento que vai decidir se a amazona brasileira Luiza Almeida, conhecida como musa do hipismo, poderá participar dos Jogos Olímpicos de Londres.

HERDEIRA DO VELHO BARREIRO, LUIZA CRITICA A CAIPIRINHA DE VODCA

  • Fernando Donasci/UOL

    Não se engane com Luiza Almeida, musa do hipismo e promessa do esporte brasileiro. Mesmo séria e dedicada ao esporte, a herdeira dos donos da cachaça Velho Barreiro aproveita os 20 anos de idade, adora micaretas, a cantora Ivete Sangalo e diz ter vontade de conhecer o Carnaval de Salvador. Só não peça para ela uma caipirinha com vodca.


A vaga da brasileira está ameaçada por um protesto de uma rival dominicana. Yvonne Losos de Muniz, nigeriana de nascimento, radicada no Canadá e naturalizada dominicana, brigava para competir pelo país caribenho no adestramento.

A atleta competiu pela última vaga das Américas com Luiza Almeida comparando resultados de seletivas realizadas até março deste ano.

A brasileira somou suas notas em torneios realizados no Brasil, enquanto Yvonne se apresentava nos Estados Unidos. A federação dominicana alega que as seletivas brasileiras foram comunicadas em cima da hora (o que dificultaria a participação de atletas estrangeiros) e que três dos cinco árbitros eram brasileiros, o que seria contra as regras.

A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) se defendeu dizendo que os prazos foram cumpridos e que o número de juízes do país organizador atende a uma determinação recente do Tribunal da Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla original).

No último dia 7 de maio, o FEI validou o direito de Luiza competir nos Jogos. Mas então a dominicana fez o protesto no CAS, restando a decisão final na próxima semana.

Luiza Almeida
Luiza Almeida

UOL Cursos Online

Todos os cursos