Alison/Emanuel desencanta, leva ouro em Moscou e freia ascensão de rivais brasileiros
Do UOL, em São Paulo
-
FIVB/Divulgação
Alison (de costas) e Emanuel comemoram vitória sobre holandeses e título da etapa de Moscou
Demorou, mas enfim Alison e Emanuel conquistaram sua primeira medalha de ouro na temporada 2012 do Circuito Mundial de vôlei de praia. O primeiro título internacional do ano veio nesta terça-feira, quando os brasileiros venceram os holandeses Nummerdor e Schuil por 2 sets a 0 (21-16 e 29-27) na final do Grand Slam de Moscou. A vitória encerrou um incômodo jejum de sete etapas do Circuito, quatro delas só em 2012.
“Estamos muito felizes com este primeiro ouro do ano”, comemorou Emanuel. “Nosso principal objetivo neste ano olímpico é sempre estar no pódio. Estamos melhorando passo a passo, mas esse é um grande passo, porque é um título de Grand Slam. Só não podemos ficar felizes por muito tempo, porque amanhã já começa o Grand Slam de Roma”.
Além de recolocar Alison/Emanuel no lugar mais alto do pódio quase um ano depois, o título na capital russa serviu para dar um alívio para a dupla na briga direta com os outros times brasileiros por uma vaga nos Jogos de Londres-2012. Os campeões pan-americanos abriram uma vantagem ainda maior na liderança do ranking olímpico e frearam a ascensão dos rivais Ricardo e Pedro Cunha, que já haviam vencido duas etapas neste ano e tiveram de se contentar com a medalha de bronze em Moscou.
Emanuel
Aos poucos, as duas novas duplas dos campeões olímpicos de Atenas-2004 vão se firmando como favoritas a ficar com as duas vagas que o Brasil deverá conquistar para Londres. Marcio e Pedro Solberg, o terceiro time na briga pela classificação, está bem atrás dos outros na pontuação do ranking e ainda não deslanchou no ano, conseguindo apenas uma prata e um bronze na temporada internacional.
O classificatório olímpico masculino e feminino para os Jogos de Londres termina na semana que vem, justamente ao final do Grand Slam de Roma. Independentemente de quem forem as duplas brasileiras que ficarem entre as classificadas, será a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) que definirá quem serão os representantes do país na Olimpíada.