Ameaçado nos Lakers, Gasol mira ouro olímpico: "Temos o melhor garrafão do mundo"

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Georgi Licovski

    Pau Gasol tenta esquecer situação indefinida nos Lakers para ajudar a seleção espanhola em Londres

    Pau Gasol tenta esquecer situação indefinida nos Lakers para ajudar a seleção espanhola em Londres

A temporada 2011-12 da NBA não foi boa para Pau Gasol. O espanhol sofreu com rumores de uma possível transferência, viu o Los Angeles Lakers cair nas semifinais da Conferência Oeste e terminou o ano sob alvo dos críticos, um deles o lendário Magic Johnson. O ala-pivô, porém, espera deixar todos esses problemas para trás e mira levar seu país novamente ao topo do pódio nas Olimpíadas de Londres-2012.

“Logo vamos trocar o chip e nos preparar para uns Jogos que vamos com muitas expectativas, mas que serão muito difíceis”, disse Gasol, em entrevista ao jornal Marca. “Sem dúvida temos um jogo de garrafão potente, possivelmente o melhor do mundo. Mas também temos um bom desempenho no perímetro. No fim, o que mais importa é o conjunto”, completou o pivô, que conta com a companhia do irmão Marc e do congolês naturalizado espanhol Serge Ibaka no garrafão.

Gasol é o principal astro da seleção espanhola, que busca se manter entre as principais potências da modalidade. Campeã mundial em 2006, foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim-2008 e conquistou o bicampeonato europeu em 2009/2011. O único tropeço da Espanha ocorreu no Mundial de 2010, quando não contou com a presença do ala-pivô e ficou na sexta posição.

Pau Gasol
Pau Gasol

“Somos um time que, nos últimos campeonatos, tivemos muitos êxitos. Passamos muito tempo juntos e o mais importante será manter esse nível de fome, de desejo e de ambição, mas sempre com humildade. Trabalhar com respeito aos rivais será muito importante. A partir daí, preparamos 100% da concentração para dar o máximo nos Jogos”, comentou Gasol.

Se as perspectivas de Gasol para as Olimpíadas são boas, o mesmo não se pode dizer de sua situação nos Lakers. Com a campanha decepcionante na última temporada e as mudanças no elenco prometidas pelo gerente-geral da franquia, Mitch Kupchak, o espanhol volta a viver um momento de incerteza em sua carreira na NBA.

“Estou muito tranquilo e satisfeito de como foram minhas temporadas aqui”, disse Gasol. “Sou muito agradecido pela oportunidade que tive e sempre tentei dar a cara, dar o sangue, e rendi um bom nível para esta equipe. Se decidirem que meu destino é outro na próxima temporada, tentarei seguir ajudando e sendo o jogador que sempre fui. Mais do que tudo, quero aproveitar dos anos que me restam como jogador de basquete”.

Com dificuldades de adaptação ao esquema implementado pelo técnico Mike Brown, Gasol ainda criticou as mudanças recentes no elenco dos Lakers, com as saídas de Derek Fisher e Lamar Odom. O ala-pivô reclamou da postura fria que a franquia adotou com dois ídolos da equipe e admitiu que as transferências mexeram com os atletas da equipe.

“Tentamos levar da maneira mais profissional possível, porque no fim é uma liga e é um negócio muito frio. São companheiros com os quais compartilhamos tantas coisas, tantos momentos positivos. De repente eles não estão na equipe por decisões que sejam econômicas, estratégicas ou de basquete. Isso te afeta de certa forma”, contou Gasol.

UOL Cursos Online

Todos os cursos