Desistência no triatlo e tênis de mesa fazem Brasil chegar a 215 atletas em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Eduardo Verdugo

    Pâmella Oliveira em ação no Pan de Guadalajara; atleta assegurou presença nos Jogos Olímpicos

    Pâmella Oliveira em ação no Pan de Guadalajara; atleta assegurou presença nos Jogos Olímpicos

O Brasil garantiu mais três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres na última terça-feira. Com a desistência de uma rival direta, Pâmella Oliveira, do triatlo, está com passaporte carimbado. Paralelamente, a confirmação da participação das seleções de tênis de mesa dos dois gêneros fez a delegação do país chegar a 215 atletas, ao todo.

A classificação de Pâmella Oliveira foi confirmada pela assessoria de imprensa da CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo). No esporte, os 60 melhores do ranking mundial garantem vaga em Londres, além de um representante de cada continente.

Atualmente na 34ª colocação do ranking, Pâmela tinha tudo para garantir a vaga naturalmente. Só que o anúncio de que a equatoriana Elizabeth Bravo não participará do último evento que conta pontos, em Madri, antecipou a notícia. Como não pode mais ser alcançada por nenhuma sul-americana, a brasileira está confirmada em Londres.

Esta é a segunda vaga do triatlo do Brasil. No ano passado, Reinaldo Colucci foi ouro no Pan de  Guadalajara, uma das provas classificatórias. A vaga pertence à CBTri, que deve indicá-lo. A entidade ainda espera que Diogo Sclebin confirme sua presença. Atualmente, ele está entre os 60 melhores do ranking, e só precisa defender a posição na competição em Madri para entrar na lista de classificados.

No tênis de mesa, as duas vagas extras já eram esperadas. Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara e Lígia Silva estão classificados individualmente desde o Torneio Latino-Americano, disputado no Rio de Janeiro em março. Pela quantidade de atletas classificados, o Brasil deveria ser um dos times indicados para a competição por equipes pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

Na última terça, isso se confirmou. O Brasil ganha, portanto, uma vaga feminina e uma masculina, a ser definida pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). 

Veja quem já está classificado para Londres
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos