Estrela da ginástica conta que perdeu 11 kg e que sofreu pressão por estar gordinha
Do UOL, em São Paulo
Dennis Grombkowski e Kevork Djansezian/Getty Images
Shawn Johnson no Pan de Guadalajara e em um evento em 2010, quando estava 11,5 kg mais pesada
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, Shawn Johnson é uma das estrelas do esporte dos Estados Unidos, mas passou dois anos e meio afastada do esporte depois da conquista. No período, aproveitou para curtir a vida de adolescente, virou uma celebridade em programas de TV e engordou. Agora, 11,5 kg mais magra para brigar por uma vaga em Londres, ela conta que sofreu com a pressão da mídia em seu período de descanso.
“Quando eu estava mais pesada os tabloides disseram algumas coisas muito duras. Todo aquele processo me colocou para baixo e me ensinou algo”, disse a ginasta durante um encontro promovido pelo Comitê Olímpico Norte-Americano (Usoc) que reuniu vários atletas.
Em 2008, aos 16 anos, ela foi campeã olímpica na trave e somou três pratas: no solo, na competição individual geral e no por equipes. Após Pequim, ela se afastou tanto da ginástica que chegou a até a se arriscar na dança. Ela foi a vencedora da oitava edição do programa “Dancing with the Stars”, espécie de “Dança dos Famosos” dos EUA, em 2009.
Foi justamente neste período que ela descuidou um pouco da forma. Shawn Johnson, no entanto, conta que o peso era uma preocupação mesmo quando estava no auge. “As pessoas colocam muita ênfase no aspecto físico. Eu estava nos Jogos Olímpicos e tinha dúvidas quanto à minha imagem. Isso é triste. As garotas deviam ser ensinadas de maneira diferente”, completou.
Em 2011, Shawn Johnson voltou a atuar como ginasta de ponta. No ano passado, ela voltou a competir internacionalmente no Pan de Guadalajara, quando venceu o ouro por equipes e a prata nas barras assimétricas.
Em junho deste ano, ela disputará a seletiva americana para saber se vai compor a equipe que vai a Londres. “Eu estou ficando mais forte diariamente. Eu estou empolgada para a seletiva. Neste período fora, eu adotei um trabalho e uma mentalidade diferente”, disse Johnson.