Tribunal valida seletivas brasileiras e mantém vaga de Luiza Almeida para Londres

Do UOL, em São Paulo

O Tribunal da Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla original) validou, na última semana, as seletivas brasileiras que deram à amazona Luiza Almeida o direito de competir nos Jogos Olímpicos de Londres. A vaga da brasileira, que estava ameaçada por um protesto de uma rival dominicana, agora está provisoriamente confirmada.

Yvonne Losos de Muniz, nigeriana de nascimento, radicada no Canadá e naturalizada dominicana, brigava para competir pelo país caribenho no adestramento. A atleta competiu pela última vaga das Américas com Luiza Almeida comparando resultados de seletivas realizadas até março deste ano.

A brasileira somou suas notas em torneios realizados no Brasil, enquanto Yvonne se apresentava nos Estados Unidos. A federação dominicana alega que as seletivas brasileiras foram comunicadas em cima da hora (o que dificultaria a participação de atletas estrangeiros) e que três dos cinco árbitros eram brasileiros, o que seria contra as regras.

A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) se defendeu dizendo que os prazos foram cumpridos e que o número de juízes do país organizador atende a uma determinação recente da FEI. Com a decisão do tribunal da FEI tomada, resta à federação dominicana um protesto na CAS (Corte Arbitral do Esporte).

O protesto pode ser enviado ao tribunal independente em até 30 dias, a contar a partir da última quinta-feira, quando a decisão da FEI foi tomada. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos