Londres apresentará quatro novas disputas olímpicas; siga todas as modalidades no UOL
Do UOL, em São Paulo
-
John Gichigi/Getty Images
Hannah Beharry é aposta britânica em Londres no boxe feminino, que fará sua estreia em Olimpíadas
Olimpíada após Olimpíada, o Comitê Olímpico Internacional (COI) promove modificações na programação esportiva do principal evento que organiza.
Neste ano, os Jogos de Londres apresentarão algumas novas atrações, que também serão acompanhadas pelo UOL Esporte. A partir de hoje, o internauta poderá consultar páginas exclusivas de todos os esportes que integram o programa da Olimpíada.
NOVIDADES EM LONDRES
![]() | BOXE FEMININO - Provocou recente polêmica, com algumas pugilistas defendendo vestir saias e outras sendo contrárias; uso será optativo |
![]() | CICLISMO (OMNIUM) - Haverá disputas masculina e feminina na prova que reúne seis competições distintas para definir o campeão |
![]() | TÊNIS (DUPLAS MISTAS) - Pequim-2008 teve 4 torneios: simples (feminino e masculino) e duplas (feminino e masculino); serão 5 agora |
![]() | CANOAGEM (200 M) - Haverá provas de canoa simples, caiaque simples e caiaque duplo para homens e caiaque simples para mulheres |
Elas podem ser acessadas em http://olimpiadas.uol.com.br/modalidades e trazem informações sobre o local (estádio, arena, parque etc.) da disputa da modalidade na Olimpíada-2012, todas as provas, os brasileiros classificados, quadros históricos de medalhas, além das últimas notícias, álbuns e vídeos.
As alterações no programa olímpico são definidas pelo Comitê Executivo do COI, que alega fazer “uma revisão sistemática” das provas e disputas.
As mudanças são justificadas com argumentos como tornar a Olimpíada mais atrativa ao público e à TV e “o compromisso de ampliar a participação feminina”.
Sabe-se, entretanto, que há forte influência do lobby das federações internacionais, que buscam ampliar a visibilidade de sua modalidade, a fim de conseguir mais adeptos e, principalmente, mais patrocinadores.
Em Londres-2012, uma das novidades que mais chamarão a atenção é a entrada das mulheres no boxe. Nos últimos meses, criou-se inclusive uma polêmica: as pugilistas deveriam usar shorts ou saias? Sem um consenso, a decisão foi: cada atleta veste o que quiser.
Também não estiveram em Pequim, mas aparecerão em Londres, as duplas mistas no tênis, o omnium (“seis provas em uma”) no ciclismo de pista e disputas de 200 m na canoagem de velocidade.
Já está definido que para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, entrarão no programa olímpico o rúgbi (de sete jogadores) e o golfe. Tentaram figurar, sem sucesso, na Olimpíada carioca o caratê, a patinação, o squash, o beisebol e o softbol.