Lenda do atletismo diz que continua correndo para não terminar gordo como Ronaldo

Das agências internacionais

  • Ronny Hartmann/AFP

    O etíope Haile Gebrselassie prossegue competindo aos 38 anos, mas não vai aos Jogos de Londres

    O etíope Haile Gebrselassie prossegue competindo aos 38 anos, mas não vai aos Jogos de Londres

A atual forma física do ex-atacante Ronaldo inspira o etíope Haile Gebrselassie, uma das lendas do atletismo, a se manter em forma e não se descuidar da balança.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal alemão "Frankfurter Allgemeine", o corredor  criticou o excesso de peso do ex-jogador e disse que não quer "acabar como ele" após encerrar a carreira. "Ontem vi Ronaldo na televisão. Incrível como engordou. Não quero terminar assim, de verdade. Por isso continuo correndo e competindo", disse Gebrselassie.


O atleta de 38 anos foi medalhista olímpico de ouro em 1996 e 2000 nos 10 mil metros. Ex-recordista mundial da prova, foi dono até o ano passado do recorde mundial da maratona, mas agora seus tempos não têm sido suficientes para que ele consiga a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres. Com isso, o etíope já admite que não deverá continuar as tentativas.

"Londres será em breve. Três atletas do meu país correram abaixo de 2h04min, outros três em 2h05min. Meu tempo é quase quatro minutos mais lento que o do etíope mais rápido", explicou.

A possibilidade de se classificar para outra distância também foi descartada por Gebrselassie, pois, segundo ele, ninguém aceitaria que voltasse dos Jogos Olímpicos sem uma medalha.

"Não devo correr mais por meu país porque sei o que os etíopes esperam. O que eles querem é o ouro. Não querem ver Haile Gebrselassie, com a bandeira etíope no peito, ser derrotado por algum outro atleta", declarou.

No entanto, o astro das provas de longa distância disse que esse cenário não o levará a encerrar a carreira. "As pessoas não entendem minha filosofia, mas simplesmente preciso continuar correndo, e para isso preciso de competições. Meu corpo tem que suar. Mas, para suar de verdade, tenho que ter uma meta. Não posso correr só para me divertir", finalizou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos