Atleta com pernas amputadas consegue índice olímpico e pode participar de Londres-2012

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Petr Josek

    O sul-africano Oscar Pistorius conseguiu o índice para Londres-2012 nos 400 metros

    O sul-africano Oscar Pistorius conseguiu o índice para Londres-2012 nos 400 metros

Oscar Pistorius, atleta sul-africano que tem as duas pernas amputas e que corre com próteses de fibra de carbono, conseguiu neste sábado, no Campeonato de Gauteng North (África do Sul), o índice A dos 400 metros e poderá participar dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
 
Pistorius já havia participado do último Campeonato Mundial, em Daegu, no ano passado, sendo eliminado na fase semifinal.
 
"Estou tremendamente feliz de conseguir a classificação olímpica. É um grande momento para mim e tratarei de fazer o melhor possível", declarou Pistorius.
 
Aos 25 anos, o sul-africano enfim realizará seu sonho de participar dos Jogos Olímpicos. Primeiro atleta a competir de maneira simultânea e em igualdade com atletas não deficientes, Pistorius a princípio teve sua participação nos Jogos rejeitada pelo Comitê Olímpico, que alegou que suas próteses lhe conferiam vantagem.
 
O atleta recorreu da sentença e posteriormente a Corte de Arbitragem do Esporte autorizou sua participação. No entanto, o atleta não conseguiu o índice e acabou fora dos Jogos em Pequim-2008. Já nos Jogos Paraolímpicos, Pistorius possui cinco medalhas, sendo quatro de ouro.
 
Agora o atleta aguarda impacientemente a confirmação da vaga, já que o Comitê Sul-Africano estabeleceu como critério índices feitos até três meses antes do início das disputas (27 de julho). No entanto, só o fato de Pistorius poder ser o primeiro atleta paraolímpico a participar dos Jogos Olímpicos deve abrir uma exceção.
 
Oscar Pistorius
Oscar Pistorius

UOL Cursos Online

Todos os cursos