Comitê peca na memória, e teen irá a Londres como "provável" mais jovem do Brasil na história

Luís Curro

Do UOL, em São Paulo

  • Toby Melville/Reuters

    Andressa Mendes na plataforma de 10 metros da Copa do Mundo de saltos ornamentais, em Londres

    Andressa Mendes na plataforma de 10 metros da Copa do Mundo de saltos ornamentais, em Londres

Andressa Mendes, de 14 anos, conseguiu, via repescagem na Copa do Mundo de Londres, a vaga para competir na Olimpíada-2012 nos saltos ornamentais. Ela defenderá o Brasil na plataforma de 10 metros.

A Federação Internacional de Natação (Fina) só anunciará o nome de Andressa no fim deste mês ou no começo de abril, mas a reportagem do UOL Esporte apurou que ela figurará na lista das últimas classificadas.

PRECOCIDADE BRASILEIRA

MARIA LENK, a primeira atleta sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, nadou três provas em Los Angeles-1932, com 17 anos e seis meses
PIEDADE COUTINHO, aos 16 anos e quatro meses, participou da Olimpíada de Berlim-1936. Ela competiu nos 100 m e nos 400 m livre
VERA MOSSA, do vôlei, foi uma das musas do esporte na sua geração. Com 15 anos e nove meses, chegou à URSS para a Olimpíada de Moscou-1980
JOANNA MARANHÃO, em Atenas-2004, nadou aos 17 anos e três meses. Foi uma  surpresa positiva ao ficar em 5º lugar nos 400 m medley
 
LUIZA ALMEIDA, bonequinha do hipismo, tinha 16 anos e 11 meses em Pequim-2008. Quatro anos mais velha, irá neste ano à sua 2ª Olimpíada
ANA MARCELA CUNHA foi à Olimpíada de Pequim-2008 aos 16 anos e quatro meses. Acabou os 10 km da maratona aquática na quinta colocação
ETHIENE FRANCO integrou a equipe de ginástica artística em Pequim-2008, com 16 anos e três meses, como substituta da contundida Khiuani Dias

Nascida em 1997, a carioca Andressa faz aniversário em 18 de abril, ou seja, terá 15 anos e três meses no início dos Jogos Olímpicos (27 de julho).

Tudo indica que ela será a esportista mais jovem ha história, incluindo ambos os sexos, a representar o Brasil em uma Olimpíada. Só que, ao menos neste momento, a “falta de memória” do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) impede que isso seja oficializado.

O UOL Esporte entrou em contato com o comitê e o questionou a respeito do mais jovem esportista do país a disputar os Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna, iniciados em 1896, em Atenas (Grécia), e realizados a cada quatro anos.

Sobre o tema, o COB esclareceu, via assessoria de imprensa, que conta, no Rio de Janeiro, com "um departamento de memória olímpica e uma biblioteca" no qual estão incluídos "relatórios das participações brasileiras em Jogos Olímpicos".

A resposta à questão da idade, acrescida de um pedido de desculpas, foi: “Infelizmente não temos esse levantamento da atleta mais jovem de toda a história olímpica brasileira”.

Contactado pela reportagem, o jornalista e historiador olímpico Maurício Cardoso, autor de “Os Arquivos das Olimpíadas” (Panda Books), também não soube nomear o mais jovem competidor do Brasil nos Jogos até hoje, mas ressaltou ser muito provável que o recorde passe a ser de Andressa Mendes.

Há alguns exemplos de precocidade nacional em Olimpíadas, na natação, na ginástica, no hipismo, no tênis de mesa, no vôlei. Nos Jogos de Los Angeles-1932, por exemplo, a nadadora Maria Lenk tinha 17 anos.

Outras nadadoras, como Piedade Coutinho (16 anos), Joanna Maranhão (17) e Ana Marcela Cunha (16), além da ginasta Ethiene Franco, da mesa-tenista Mariany Nonaka e da amazona Luiza Almeida (todas 16), competiram no maior evento esportivo do planeta ainda mais jovens.

A paulista Vera Mossa, contudo, superou todas elas. A jogadora de vôlei, ex-mulher do técnico Bernardinho e mãe do levantador Bruninho, esteve nos Jogos de Moscou, em 1980, com 15 anos, mesma idade que terá Andressa Mendes na época da Olimpíada deste ano.

Só que Vera Mossa estava a apenas dois meses de completar 16 anos quando defendeu o Brasil 32 anos atrás na União Soviética, enquanto Andressa só chegará a essa idade em 2013.

Nas provas de saltos ornamentais nos Jogos londrinos, além de Andressa Mendes, o Brasil contará com outros atletas, também classificados pelo  desempenho na Copa do Mundo: Juliana Veloso (trampolim), Cesar Castro (trampolim) e Hugo Parisi (plataforma).

Cassius Duran aguarda posição da federação internacional para saber se sua atuação na repescagem da competição foi suficiente para lhe garantir uma vaga.

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS OLÍMPICAS NA PÁGINA ESPECIAL DO UOL ESPORTE

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos