Hugo Hoyama, 42 anos, e Caroline Kumahara, 16, classificam-se no tênis de mesa

Do UOL, em São Paulo

Os mesa-tenistas paulistas Caroline Kumahara, de 16 anos, e Hugo Hoyama, 26 anos mais velho, conseguiram hoje a classificação para a Olimpíada de Londres.

As vagas foram obtidas na seletiva disputada no Rio de Janeiro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes. Caroline superou a chilena Paulina Vega, e Hoyama derrotou Dexter St. Louis, de Trinidad e Tobago, na fase semifinal. Os dois finalistas, tanto do masculino quanto do feminino, na rodada desta segunda-feira estariam garantidos na Olimpíada inglesa.

A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) classifica o estilo de jogo de Caroline, que é destra e completará 17 anos bem no dia da abertura da Olimpíada (27 de julho), como "clássico ofensivo".

O canhoto Hoyama é bastante conhecido em seu esporte. O veterano de 42 anos (terá 43 à época da Olimpíada) já esteve em cinco Jogos Olímpicos (o primeiro deles foi Barcelona-1992) e tem dez medalhas de ouro conquistadas em Jogos Pan-Americanos. Essa marca o deixa como o segundo brasileiro mais vencedor em Pans, atrás somente do nadador Thiago Pereira (12 ouros). 

"Todo mundo brinca que estou acostumado, mas cada Olimpíada é diferente. Vou para Londres como se fosse a minha primeira Olimpíada. Quero curtir ao máximo, pois só quem já participou sabe o que é", disse Hoyama.

Caroline é jovem, mas não será a esportista mais precoce do tênis de mesa nacional a participar dos Jogos Olímpicos. Em Atenas-2004, Mariany Nonaka competiu com 16 anos e cinco meses.

Além de Caroline e Hoyama, até agora o Brasil qualificou para os Jogos, no tênis de mesa, Lígia Silva e Gustavo Tsuboi, que se classificaram com suaas atuações no torneio no Rio de Janeiro, no domingo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos