Com corrida olímpica nos momentos decisivos, Brasil disputa GP de judô na Alemanha

Do UOL, em São Paulo

Rafaela Silva é a judoca mais bem colocada da equipe brasileira que disputa hoje e amanhã o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, uma das últimas oportunidades para os atletas somarem pontos no ranking mundial, que definirá os participantes na Olimpíada de Londres.

Na categoria até 57 kg, Rafaela é a quarta na lista da Federação Internacional de Judô, atrás de duas japonesas e de uma portuguesa.

Entre os judocas brasileiros, somente Sarah Menezes (-48 kg), Leandro Guilheiro (-81 kg) e Mayra Aguiar (-78 kg) estão mais bem colocados. Sarah é a terceira em sua categoria, Guilheiro, o segundo, e Mayra, a primeira. Os três não competirão em Dusseldorf.

Junto com Rafaela, estarão nos tatames representando o Brasil Erika Miranda (-52 kg), Mariana Silva (-63 kg), Katherine Campos (-63 kg), Maria Portela (-70 kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (-60 kg), Breno Alves (-60 kg), Luiz Revite (-66 kg), Hugo Pessanha (-90 kg), Luciano Corrêa (-100 kg), Leonardo Leite (-100 kg), Daniel Hernandes (+100 kg) e David Moura (+100 kg).

Dessa lista, estão praticamente garantidos em Londres (além dos citados Rafaela, Mayra e Guilheiro) Erika Miranda, Maria Suelen e Felipe Kitadai. “Me sinto bem preparada para lutar em Dusseldorf e acredito que terei adversárias duras pela frente, já que é um dos últimos eventos do ranqueamento para Londres”, disse Maria Suelen.

Mariana Silva e Maria Portela, hoje classificadas para a Olimpíada, correm atrás de pontos, pois um desempenho ruim pode deixá-las em posição menos confortável.

Hugo Pessanha encara uma disputa interna com Tiago Camilo, que está contundido e terá de torcer contra o colega de treino. Ambos estão bem próximos no ranking. A mesma situação é vivida por Luciano Corrêa e Leonardo Leite, que estarão em ação no Grand Prix alemão.

Os outros brasileiros em Dusseldorf têm chances reduzidíssimas de lutar nos Jogos na capital inglesa, em julho e agosto. A competição dá 200 pontos ao campeão e 120 ao vice. A terceira colocação vale 80 pontos.

Na semana que vem, serão realizadas as etapas da Copa do Mundo de Varsóvia (Polônia) e Praga (República Tcheca), que também oferecem pontos na corrida olímpica. Depois delas, restará o Pan-Americano de judô, no Canadá, no fim de abril.

UOL Cursos Online

Todos os cursos