Brasil faz figuração em etapa da Copa do Mundo que testa até domingo o velódromo olímpico
Do UOL, em São Paulo
-
Arquivo pessoal
Flávio Cipriano, um dos brasileiros que participam do evento que testa o velódromo de Londres
- Espanhol Alberto Contador é condenado por doping e está fora de Londres-2012
Com seus esportistas muito distantes de uma vaga na Olimpíada deste ano, o Brasil tem tudo para ser figurante na etapa da Copa do Mundo em Londres de ciclismo de pista, que vai até domingo e também serve como um evento-teste para o megaevento que a capital inglesa abrigará em julho e agosto.
Flávio Cipriano, Dieferson Borges, Davi Romeo e Sumaia Ali Ribeiro pedalarão suas bicicletas no moderno velódromo de Londres.
Cipriano, considerado atualmente o melhor ciclista de pista brasileiro, estará nas provas de velocidade por equipes (sendo acompanhado por Borges e Romeo), velocidade individual e keirin. Sumaia correrá na velocidade individual e no keirin. Romeo disputa também a prova de um quilômetro, e Borges, a de velocidade individual.
A etapa londrina da Copa do Mundo distribui pontos nos rankings da modalidade, que definirá em abril os participantes da Olimpíada. Só que todos os brasileiros estão muito longe de atingir uma posição que os qualifique para competir nos Jogos.
Assim, Antonio Silvestre, técnico da seleção brasileira, espera que o evento sirva para a equipe ganhar experiência e obter resultados satisfatórios. “Essa competição será muito importante para a evolução dos velocistas brasileiros. Estaremos competindo contra os melhores do mundo e acredito que poderemos ter um bom desempenho.”
Cinco campeões olímpicos e 16 campeões mundiais estarão presentes. O velódromo de Londres tem capacidade para receber 6.000 espectadores e a expectativa é que tenha lotação completa. "Será um teste vital para os organizadores [dos Jogos Olímpicos]", declarou Pat McQuaid, presidente da UCI (União Ciclística Internacional).
Se tem chances remotas de levar um atleta a Londres no ciclismo de pista, o Brasil ao menos já se garantiu no de estrada. Serão três nomes, todos no masculino. Uma vaga foi obtida no Pan-Americano de ciclismo da Colômbia, no ano passado, e duas estão asseguradas pelo ranking mundial. A Confederação Brasileira de Ciclismo ainda definirá os eleitos para ir à Olimpíada.