Contador é condenado por doping na Volta da França e está fora dos Jogos de Londres

Das agências internacionais

Em Lausanne (Suíça)

  • Carlo Ferraro/EFE

    O ciclista espanhol perdeu conquistas de 2010 e 2011 e poderá voltar a correr em agosto

    O ciclista espanhol perdeu conquistas de 2010 e 2011 e poderá voltar a correr em agosto

O ciclista espanhol Alberto Contador foi condenado pela Corte de Arbitragem do Esporte (CAS) por doping na Volta da França de 2010 e perdeu o troféu daquela edição da competição e também o do Giro d’Itália de 2011.

ENTENDA O CASO

Julho de 2010 Contador se submete a dois testes antidoping na Volta da França
Setembro de 2010 Resultado dá positivo e UCI suspende Contador de forma cautelar
Fevereiro de 2011 Federação Espanhola de Ciclismo absolve Contador
Março de 2011 UCI recorre à CAS
Fevereiro de 2012 CAS sanciona dois anos de punição a Contador

Com a decisão, Contador, que tem até 30 dias para recorrer da sentença, ficará fora da Volta da França-2012 e dos Jogos Olímpicos de Londres. Ele poderá voltar a correr no dia 5 de agosto.

Apesar da condenação, o tribunal reconhece que o doping não está provado. Segundo a defesa de Contador, os 50 picogramas (bilionésima parte de um grama) de clembuterol encontrados no teste se explicam pelo consumo de carne contaminada.

A decisão da corte confirma a posição da União Ciclística Internacional (UCI), mas a entidade disse que seu “sentimento não é de satisfação”.

“A CAS suspendeu por dois anos o corredor espanhol após o recurso que a UCI interpôs, assim como a Agência Mundial Antidoping [Wada]. Ao rechaçar os argumentos da defesa relacionados ao consumo de carne contaminada que poderia ter ocasionado a presença de clembuterol na urina de Alberto Contador, a sentença proferida hoje confirma, pois, a posição da UCI”, diz o texto.

“Entretanto o sentimento que a decisão da CAS provocou na UCI não é de satisfação. Esta acolheu a notícia como o desenlace de um longo processo que tem sido doloroso para o ciclismo” , conclui a nota.

O presidente da UCI, Pat McQuaid, disse que esta segunda-feira é um dia “triste” para o ciclismo.

“Alguns poderiam pensar que ganhamos, mas essa não é a verdade, em absoluto. Quando se fala de doping, nunca há um ganhador. Cada caso, independentemente de suas características, é sempre um caso inaceitável”, declarou McQuaid.

Mesma opinião tem o presidente da Federação Espanhola de Ciclismo, Juan Carlos Castaño.

“Para o ciclismo e para o esporte espanhol em geral é uma notícia muito má. Cabe a nós acatar a decisão, mas não concordamos”, explicou Castaño à Rádio Nacional da Espanha.

Declarado vencedor da Volta da França de 2010 com a desclassificação de Contador, Andy Schleck, de Luxemburgo, também lamentou o veredicto da CAS. O ciclista disse que, apesar do título, não se sente campeão daquela prova.

“Estou triste por Alberto. Sempre acreditei em sua inocência”, afirmou Schleck. “Lutei com Contador na Volta da França-2010 e perdi. Meu objetivo é ganhar a Volta, mas em competição, não nos tribunais. Se tiver êxito este ano, considerarei como minha primeira vitória”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos