COI anuncia Madri, Tóquio e mais três na briga para sediar a Olimpíada de 2020
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Alastair Grant
O presidente do COI, Jacques Rogge; entidade decide sede dos Jogos de 2020 no próximo ano
- CRISE FINANCEIRA PÕE FIM À CHANCE DE ROMA SEDIAR A OLIMPÍADA DE 2020
O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta quinta-feira a lista de cidades que prosseguem na briga pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2020.
Madri (Espanha), Istambul (Turquia), Baku (Azerbaijão), Doha (Qatar) e Tóquio (Japão) disputam o direito de suceder o Rio de Janeiro como cidade-sede.
O prazo para o pronunciamento dos interessados acabou na última quarta, um dia depois de Roma desistir de participar do processo por conta da crise. Da lista que restou, Madri e Tóquio disputaram e perderam a disputa por 2016 contra o Rio de Janeiro. A capital espanhola, na verdade, participa do pleito pela terceira vez, tendo sido derrotada por Londres no processo para 2012.
A partir de agora, as cinco cidades passarão por um processo de avaliação do COI. Somente depois de a entidade verificar todo o projeto enviado por cada uma é que elas serão consideradas cidades-candidatas.
A ideia do COI é mostrar logo de cara quem não tem condições de seguir em frente na disputa. Dessa forma, a entidade minimizaria os custos do processo de candidatura para cada um dos interessados.
A decisão sobre quem vai suceder o Brasil na condição de sede dos Jogos Olímpicos acontecerá no ano que vem, em 7 de setembro, em uma reunião do COI em Buenos Aires, na Argentina.