Técnico de Cielo filma rotina de nadadores e arma "BBB" até Londres-2012

Alexandre Sinato

Em São Paulo

  • Divulgação/ZDL

    Thiago Pereira será um dos filmados por Albertinho até as Olimpíadas do ano que vem

    Thiago Pereira será um dos filmados por Albertinho até as Olimpíadas do ano que vem

Câmeras dentro e fora da piscina para acompanhar tanto questões técnicas como um simples comentário depois do treino. A reta final de preparação de Cesar Cielo e seus companheiros de P.R.O. 16 será no estilo Big Brother Brasil. Alberto Silva, técnico principal do grupo, colocará câmeras de vídeo nos locais de treino durante o semestre que antecede os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

THIAGO PEREIRA VOLTA AO BRASIL PARA TREINAR ATÉ AS OLIMPÍADAS

  • Satiro Sodré/AGIF

    Thiago Pereira trabalhará diariamente ao lado de Cesar Cielo até as Olimpíadas de Londres, em julho de 2012. Depois de pouco mais de dois anos treinando nos Estados Unidos, o brasileiro que mais conquistou medalhas em Pans (12) decidiu voltar ao Brasil para integrar o PRO 16, grupo criado por Cielo e chefiado por Alberto Silva, técnico do campeão olímpico. O treino de força de Albertinho, inclusive, pesou na decisão.

A ideia de Albertinho é colher o maior número de informações e dados possíveis. O trabalho subaquático não é novidade, mas ele agora irá posicionar câmeras fora d’água para avaliações mais subjetivas dos treinos. O nadador poderá ver seu humor, sua postura e o comportamento dos colegas antes, durante e depois das braçadas.

“Quero ampliar e não ficar só na parte técnica. Quero registrar tudo que está acontecendo, tudo que é falado, para depois recordarmos e ajustarmos. Será bom ver e rever atitudes durante os treinamentos”, explicou Albertinho ao UOL Esporte.

Para o técnico, que agora comanda também a preparação de Thiago Pereira com os outros cinco nomes do P.R.O. 16, o fato de o nadador poder se ver treinando ajuda no combate aos erros. Detalhes que passavam despercebidos agora serão analisados.

“O atleta vai poder se ver e observar como saiu da série, o que falou depois do treino. Às vezes esquecemos muitas coisas”, argumentou.

E caso o resultado de todo esse treinamento seja positivo em Londres 2012, as imagens podem se tornar públicas. “Se não servir para mim aqui no treino, quem sabe não vendemos um documentário para mostrar como foi a preparação para as medalhas de uma eventual participação histórica do Brasil em Londres”, disse Albertinho.

As gravações, por fim, também contribuirão para um arquivo do treinador. No dia a dia, Albertinho não anota todos os tempos de seus nadadores e prefere ficar mais atento a outros detalhes. “Agora os tempos ficarão registrados no vídeo, posso passar os tempos para uma agenda.”

O grupo de treinos criado por Cielo já usa as câmeras aquáticas, mas começará a usar as câmeras fora d’água no início de 2012, quando começa o BBB do Albertinho.

UOL Cursos Online

Todos os cursos