Vídeos

Atualizada em 18.11.2015 20h44

Homem-forte do governo na Rio-2016 aceita 'rebaixamento' e fica no Esporte

Carol Guedes/Folha Imagem
Ricardo Leyser foi exonerado na terça e voltou ao Esporte na quarta imagem: Carol Guedes/Folha Imagem

Gustavo Franceschini e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ricardo Leyser (PCdoB) não deixará de trabalhar no Ministério do Esporte. Ele aceitou ser "rebaixado" ao cargo de secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento e, assim, continurá atuando no governo federal para a preparação do país para os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio. A permanência de Leyser no ministério anunciada na noite desta quarta-feira (18) em nota oficial.

Na terça-feira (17), Leyser havia sido exonerado do cargo que ocupava no Ministério do Esporte. Dirigentes e atletas assustaram-se com a medida, que pegou até mesmo Leyser de surpresa. Desde o início deste ano, ele era secretário-executivo da pasta, uma espécie de “vice-ministro” do titular George Hilton (PRB).

Pressões da bancada do PRB para liberação de verbas para projetos de deputados do partido, entretanto, desgastaram Leyser. Ele, então, foi demitido do ministério por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União.

Horas depois da publicaçãoe e após a repercussão da demissão, Leyser foi convocado pelo ministro Hilton para uma reunião. No encontro, o titular do Esporte fez uma proposta para que ele permanecesse trabalhando no órgão.

Hilton ofereceu a Leyser a Secretaria Nacional de Alto Rendimento. Antes de ser alçado a “vice-ministro”, Leyser já havia ocupado o cargo (de 2009 ao início de 2015). Nesta tarde, o comunista comunicou o ministério que aceita voltar ao seu antigo cargo, de menor importância na hierarquia do ministério.

Leyser, contudo, não teria sentido-se desprestigiado com o "rebaixamento", segundo o UOL Esporte apurou. O secretário exigiu mais liberdade para trabalhar ao negociar permanecer no Esporte. O fato de a Presidência da República ter agido pela permanência de Leyser também teria o incentivado a ficar no ministério.

Leyser substituirá Carlos Geraldo Santana de Oliveira, que chegou à Secretaria de Alto Rendimento a convite do PRB. Quem ficará na Secretaria-Executiva do Esporte, como “vice-ministro”, será Marcos Jorge de Lima.

Lima é presidente do PRB em Roraima. Foi superintendente federal da pesca no Estado. Desde o início do ano, era secretário de Cultura de Roraima.

Confira a nota oficial do governo sobre mudanças no Ministério do Esporte:

NOTA OFICIAL

Para concentrar esforços administrativos com vistas à preparação brasileira rumo aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o ministro de Estado do Esporte, George Hilton, promoveu uma reforma na pasta.

A partir da próxima segunda-feira, o administrador Marcos Jorge de Lima assume a Secretaria Executiva no lugar de Ricardo Leyser, que passa a responder pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Carlos Geraldo Santana deixa a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e passa a responder pela Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social. Evandro Garla, que deixa a Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, passa a assessorar diretamente o gabinete do ministro.

Com a nova configuração, o ministro considera que o projeto olímpico brasileiro entra na melhor configuração para a reta final de preparação.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte

Topo