! #SemanaOlímpica: Na ginástica, vaga escapa. No vôlei, muita reclamação - 26/10/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica: Na ginástica, vaga escapa. No vôlei, muita reclamação

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quer saber o que aconteceu de mais relevante no esporte olímpico entre os dias 19 e 25 de outubro? 

1 - Esportes coletivos são sucesso na venda direta de ingressos para Rio-2016

Começou na terça-feira (20) a venda direta de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016. Foram 240 mil entradas comercializadas nas primeiras oito horas, e a carga destinada à cerimônia de abertura terminou em 15 minutos. Entre os esportes, os mais vendidos foram os coletivos (futebol, basquete, vôlei e handebol, nessa ordem).

2 - #DeuNoUOL Rio-2016 planeja cortes no orçamento e pode sobrar para TVs dos atletas

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 estuda formas de reduzir gastos a fim de evitar déficit. Uma das ideias é retirar TVs dos quartos dos atletas na Vila Olímpica, limitando os aparelhos às áreas públicas. Com isso, em vez de comprar 3.600 telas, seriam apenas 50.

3 - Bicampeãs olímpicas reclamam de sistema do vôlei brasileiro

O Brasil pode ser bicampeão olímpico de vôlei feminino, mas nem tudo vai bem na modalidade em âmbito nacional. Na sexta-feira (23), algumas das principais atletas do país, como Jaqueline, Sheilla e Thaísa, fizeram um protesto em redes sociais por causa do sistema de ranking de jogadoras usado pela Superliga. O estopim para isso foi a situação de Elisângela, 36, que disputa o Campeonato Paulista pelo Osasco e não poderá ser mantida no elenco na competição nacional.

4 - Meninas do Brasil ficam sem vaga direta na ginástica para a Rio-2016

A equipe brasileira composta por Flávia Saraiva, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Leticia Costa e Thauany Araújo foi bem nas duas primeiras rotações (solo e salto), mas o desempenho fraco nas barras assimétricas deixou as meninas sem uma vaga na ginástica artística dos Jogos Olímpicos de 2016. Os oito melhores conjuntos do Mundial asseguravam vaga no Rio de Janeiro, e o Brasil terminou a disputa em Glasgow na nona posição. Agora, o país só terá outra chance no evento-teste da modalidade, em abril, no Rio de Janeiro. 

5 - #DeuNoUOL Atleta britânico levanta bandeira: "Precisamos falar sobre os gays no esporte"

Tom Bosworth, atleta britânico que admitiu ser homossexual em entrevista à "BBC", virou militante da causa LGBT. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o maior destaque da marcha atlética no país relatou ter sofrido agressões físicas e morais por causa da orientação e cobrou um espaço maior para gays no esporte: "Isso tem de mudar".

6 - Mayra Aguiar treina em lugar diferente para a Rio-2016

O solo é um tatame, mas o cenário nem de longe lembra o de uma luta de judô. A brasileira Mayra Aguiar escolheu a Pedra da Gávea para fazer um treinamento no Rio de Janeiro e aproveitou o visual do local, situado a 900 metros de altura, para unir o esporte a uma vista da cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016.

7 - Federação internacional de badminton teme ginásios vazios na Rio-2016. 

Se as arenas de badminton estiverem lotadas nos Jogos Olímpicos de 2016, parte da responsabilidade será da portuguesa Maria van Grichen. Ex-tenista, ela desenvolve desde 2014 um plano da BWF (federação internacional de badminton, na sigla em inglês) para popularizar a modalidade no Brasil. A meta é apenas aumentar a venda de ingressos para o esporte, que além de não ser popular no país terá partidas com início às 8h (de Brasília).

8 - Manaus terá jogos da Rio-2016. E a tabela do futebol vai mudar por causa disso

Última sede a ser confirmada entre as que vão receber jogos do torneio olímpico de futebol em 2016, Manaus obrigou o evento a fazer uma mudança na tabela. Por causa do forte calor da capital amazonense, as rodadas duplas que tinham início previsto para 13h (de Brasília) foram adiadas. As partidas na cidade vão começar às 18h e às 23h.

9 - Brasileira da luta olímpica lança “vaquinha” para incluir sparring em viagens

Atual número 5 do mundo e principal nome do Brasil na luta olímpica brasileira, Aline Silva lançou na segunda-feira (19) uma “vaquinha” virtual para custear as viagens de Flávio Ramos, marido e sparring dela. Por ser a atleta mais pesada da delegação (luta na categoria até 75kg), a paulista, que já está classificada para a Rio-2016, não tem um parceiro com peso compatível na equipe montada pela CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), e por isso decidiu arrecadar R$ 18 mil por conta própria. Depois da publicação do vídeo, a CBW e o COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciaram que vão incluir Flávio na delegação.

10 - Petkovic dá palestra a treinadores brasileiros. E não é de futebol

O sérvio Petkovic deu uma palestra a treinadores brasileiros. No entanto, o Petkovic não é aquele, e a palestra não foi sobre futebol. O sérvio em questão é Momir Petkovic, que não tem qualquer parentesco com o ex-jogador de sucesso em times como Vitória, Flamengo, Vasco e Fluminense. Campeão da luta olímpica nos Jogos de Montreal-1976, Petkovic foi convidado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para dar uma palestra a treinadores nacionais da modalidade.

 

Divulgação / COB
imagem: Divulgação / COB

 

11 - De volta para o futuro olímpico

A organização dos Jogos Olímpicos de 2016 entrou na onda e brincou com o dia 21 de outubro de 2015, data em que o personagem Marty McFly chegou ao “futuro” no filme “De volta para o futuro”.

 

 

12 - Rio-2016 rosa

Os Jogos Olímpicos também aproveitaram o “outubro rosa”, campanha de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama, e adotaram iluminação temática nas Arenas Cariocas 1, 2 e 3, que ficam no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Divulgação / Rio-2016
imagem: Divulgação / Rio-2016

Topo