UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Talita

"Fica a decepção porque a gente poderia ter jogado melhor. Cometemos mais erros do que elas", lamentou a jogadora após perder a decisão do bronze.

Data de nascimento
29/08/82
Local de nascimento
Aquidauana (MS)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
64 kg / 1,81 m
Prova
Feminina
Participação em Pequim
4º lugar

Renata e Talita formaram a dupla menos badalada das duas que defenderam o Brasil em Pequim. Mesmo sendo o time a chegar mais longe na competição - até a semifinal - elas falharam na tentativa de subir ao pódio. Desta forma, confirmaram o pior desempenho do país no vôlei de praia feminino em todas as Olimpíadas.

As duas realizavam campanha impecável até a semifinal quando se depararam com as favoritas Walsh e May e não foram páreo para as norte-americanas, perdendo por 2 a 0. Já na disputa do bronze, Renata e Talita enfrentaram a dupla número dois da China, Chen Xue e Xi Zhang, e também não conseguiram impor seu melhor jogo. Resultado: despediram-se dos Jogos com a quarta posição após nova derrota por 2 a 0.

A sul-mato-grossense Talita foi revelada para o vôlei de praia em 2001, pelas mãos da campeã olímpica Jacqueline Silva. Depois de atuar ao lado da jovem de 19 anos, Jackie ficou impressionada com seu estilo e a convidou para viver e treinar no Rio de Janeiro.

Talita não levou muito tempo para estourar no circuito brasileiro. E foi com a lesão da parceira veterana, em 2002, que ela começou a jogar com Renata. Ambas terminaram a temporada juntas, mas desfizeram o time logo em seguida.

A jovem então seguiu seu caminho no vôlei de praia. Em 2003, foi campeã da etapa de Goiânia da competição nacional jogando com Taís e, ao lado de Giseli Gavio, disputou o Circuito Italiano. Terminou em quarto lugar no ranking, com uma vitória e dois vices.

Em 2005, ela retomou a parceria com Renata e passou a figurar entre as principais jogadoras do Brasil. A dupla venceu os Abertos da Grécia e Indonésia do Circuito Mundial e foi vice-campeã nacional em 2006.

Renata e Talita alcançaram as Olimpíadas somando importantes resultados desde o ano passado, quando foi dada a largada da corrida por duas vagas nos Jogos. Elas venceram os Abertos de Singapura e França e foram bronze na China e em Portugal.

Nesta temporada, foram ouro em Xangai e prata em Barcelona e Adelaide. Só não conseguiram ficar à frente de Juliana e Larissa. Mas levaram a melhor sobre as veteranas Ana Paula e Shelda, que não conseguiram reunir os resultados que precisavam para ir a Pequim.