UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Larissa

A dois dias da abertura dos Jogos, Larissa perdeu sua parceira, Juliana, cortada por lesão, e teve Ana Paula como parceira na China.

Data de nascimento
14/04/1982
Local de nascimento
C. de Itapemirim (ES)
Residência
Fortaleza (CE)
Peso e altura
70 kg / 1,74 m
Participação em Pequim
5º lugar, eliminada nas quartas

O duelo entre Juliana/Larissa e as norte-americanas Walsh/May era o mais aguardado dos Jogos de Pequim. Seriam as tricampeãs mundiais contra as atuais campeãs olímpicas. Porém, a desistência de Juliana a dois dias da estréia devido a uma lesão no joelho impediu o duelo.

Entretanto, Larissa teve a chance de encarar suas principais rivais na arena de Chaoyang. A companheira, porém, era Ana Paula, chamada às pressas para compor time com a cearense. A falta de entrosamento pesou, a dupla teve dificuldades ao longo do torneio e, nas quartas-de-final, não foi páreo para as francas favoritas Walsh e May. Resultado: eliminação precoce e 5º lugar na classificação final.

Uma hérnia de disco em 2002 quase acabou com a ainda incipiente carreira de Larissa. Quatro médicos aconselharam a atleta a desistir do esporte. Mas com muita fisioterapia a jogadora conseguiu se recuperar e hoje joga normalmente.

Larissa, entretanto, perdeu a chance de disputar o Mundial sub-21 ao lado de Juliana. Como a amiga se machucou logo após conquistar o título da competição na Itália, Larissa passou a fazer dupla com a veterana Ana Richa.

Em 2003, com a desistência das principais duplas do país, Larissa e Ana Richa disputaram os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. E voltaram da República Dominicana com a medalha de bronze na bagagem.

A competição marcou a virada na carreira de Larissa. Em 2004, ao lado de Juliana, ela ganhou uma etapa do Circuito Mundial pela primeira vez (na cidade espanhola de Palma de Mallorca). No ano seguinte, a dupla venceu os circuitos Mundial e Brasileiro, feito repetido em 2006 e 2007. Com o sucesso e os prêmios obtidos no Circuito Mundial, Juliana e Larissa conseguiram realizar um sonho: abrir o próprio centro de treinamento na cidade de Fortaleza.

A temporada de 2006 foi especial para Larissa. O título do Circuito Mundial foi conseguido com 12 pódios (sendo sete vitórias) em 13 etapas. Ela foi eleita a melhor levantadora e a melhor jogadora da competição. E, de quebra, conquistou o prêmio Brasil Olímpico entregue pelo COB.

Em 2007, Larissa venceu os troféus Rainha da Praia e Desafio das Rainhas, além de conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro sem perder um set sequer.

A vaga para Pequim foi garantida com o terceiro lugar no Grand Slam da Alemanha, em junho. "Não tenho palavras para descrever esta conquista. Trabalhamos muito forte para alcançar os objetivos e foi com muita luta que garantimos uma vaga nas Olimpíadas", comemorou Larissa.

Porém, uma semana depois, o sonho virou pesadelo para Juliana. A santista sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho direito, ainda tentou jogar com a ajuda de uma joelheira especial, mas não resistiu à lesão e acabou desistindo dos Jogos a dois dias da abertura oficial do evento. Às pressas, a experiente Ana Paula, que vinha formando dupla com Shelda, fez parceria com Larissa nas Olimpíadas. A reunião tardia, porém, prejudicou a nova dupla.

Apesar do resultado abaixo das expectativas, Larissa ficou satisfeita com o desempenho em Pequim, considerando que atuou ao lado de uma parceira com a qual nunca tinha jogado. "Se a gente tivesse tido um pouco mais de tempo, dentro das condições normais, a gente teria mais chance. Mas eu estou feliz. A gente conseguiu, depois desse tempo todo, ser uma dupla".