UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tênis

Marcos Daniel

A conquista da vaga para Pequim foi muito comemorada pelo tenista, mas ele não passou da primeira fase no torneio

Data de nascimento
04/07/1978
Local de nascimento
Passo Fundo (RS)
Residência
Passo Fundo (RS)
Peso e altura
79 kg / 1,80m
Prova
Simples
Participação em Pequim
Eliminado - 1ª rodada

Estreante em Olimpíadas, o gaúcho de 30 anos esteve nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, mas foi eliminado nas quartas-de-final, tanto em duplas como em simples. Em Pequim, ele também não conseguiu um bom desempenho. Daniel perdeu logo na primeira rodada para o austríaco Jurgen Melzer, por 2 sets a 1, com parciais de 7-6, 1-6 e 6-8.

A conquista da vaga de Marcos Daniel às Olimpíadas de Pequim pode ser considerada um marco da reviravolta na carreira do tenista, que tem o seu melhor momento justamente em 2008.

Gaúcho de Passo Fundo, Daniel ficou com a segunda vaga brasileira na chave de simples - a primeira foi para Thomaz Bellucci - depois da desistência de 10 tenistas. A classificação foi estipulada pela Federação Internacional de Tênis para os 56 melhores do ranking no dia 9 de junho. Na época, Daniel era o 75º do ranking. O limite de quatro atletas por país também o ajudou a carimbar a passagem no dia 23 de junho.

Comemorada pelo tenista, a classificação começou a ser construída em 2007. Depois de pensar em desistir por causa do mau momento no início do ano passado, quando estava por volta do número 200 do ranking, ele teve uma ascensão no segundo semestre com a conquista do challenger de Bogotá (COL) e dois vices em outros torneios. Em 2008, Daniel voltou a faturar o challenger na cidade colombiana e ainda foi vice em Nápoles, onde garantiu a volta aos 100 melhores do mundo, algo que tinha acontecido na sua carreira em 2005.

O início no tênis foi em 1995, ao perder para o indiano Leander Paes em Brasília. Mas foi apenas em 2002 que o brasileiro disputou sua primeira partida com chancela da ATP, no Torneio de Viña Del Mar, no Chile.

Apesar do início aos cinco anos, ele conta que só começou a levar o esporte a sério com 12. Já com uma idade avançada para ser chamado de revelação, Daniel garante que tem "muita lenha para queimar". Nesta temporada, ele já mostrou isso ao conquistar a primeira vitória em Grand Slam na carreira, em Roland Garros, em maio. Ao bater o espanhol Juan Carlos Ferrero.