UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Saltos Ornamentais

Cesar Castro

Castro, que era promessa de medalha ao deixar o Brasil, voltou para casa como 24º colocado em Pequim-2008

Data de nascimento
02/09/1982
Local de nascimento
Brasília (DF)
Residência
Brasília (DF)
Peso e altura
72 kg / 1,73 m
Prova
Trampolim de 3 m
Participação em Pequim
24º lugar

Depois de chegar às Olimpíadas de 2008 como destaque da delegação brasileira de saltos ornamentais, César Castro não diferiu de seus companheiros no resultado da competição. Disputando na categoria trampolim de 3 m, o brasileiro foi eliminado na primeira prova, terminando em 24º lugar.

Castro é o atual sétimo colocado no ranking mundial de sua categoria. O brasileiro assegurou sua presença em Pequim ao se classificar para a final da prova no Mundial de Melbourne, em 2007.

Para sua segunda participação em Jogos Olímpicos, a meta era fazer história mais uma vez. Em Atenas-2004, o saltador se classificou entre os 12 finalistas da prova de trampolim de 3 m e igualou o feito de Mílton Busin, último atleta de saltos ornamentais do país a chegar a uma final olímpica, nos Jogos de Helsinque-1952. Infelizmente o desfecho prematuro da campanha em 2008 frustrou as expectativas de Castro.

Em 2005, o brasileiro foi finalista em duas provas no Mundial de Montréal, ficando em sétimo no trampolim de 3 m e em oitavo na disputa sincronizada, com Cassius Duran. Além disso, foi ouro no trampolim de 3 metros no Aberto da Austrália, torneio que voltou a vencer em 2007.

Castro começou sua vida de atleta na natação. Aos nove anos de idade, teve o primeiro contato com os saltos ornamentais, quando convidado por um amigo para participar dos treinamentos em um clube da cidade. Seu primeiro bom resultado aconteceu dois anos mais tarde, quando foi vice-campeão brasileiro infantil.

Ainda conciliando os dois esportes, César ganhou o seu primeiro título brasileiro em 1995. Somente dois anos depois, motivado pela conquista do sul-americano na Colômbia, resolveu se dedicar exclusivamente aos saltos ornamentais. Em 1999, ainda juvenil, faturou seu primeiro Brasileiro adulto.

A partir de 2002, o saltador começou a ter sucesso em competições internacionais. No ano seguinte, alcançou o segundo lugar na etapa da Alemanha do Circuito Mundial e foi à Super Final, que reúne os oito melhores da temporada.

Apontado como favorito a uma medalha no Pan de Santo Domingo-2003, o saltador ficou apenas com o quarto lugar no trampolim de 3 m. No ano passado, no Pan-Americano do Rio, Castro confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de prata no trampolim, atrás apenas do canadense Alexandre Despatie, medalhista olímpico e mundial. Em Pequim, Castro deve travar novo duelo com Despatie, um dos favoritos ao ouro.