UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Saltos Ornamentais

Hugo Parisi

Parisi, o mais jovem entre os saltadores brasileiros, acabou ficando com a melhor colocação no grupo, terminando em 19º lugar

Data de nascimento
01/08/1984
Local de nascimento
Brasília (DF)
Residência
Brasília (DF)
Peso e altura
63 kg / 1,71 m
Prova
Plataforma de 10 m
Participação em Pequim
19º lugar

Caçula da equipe de saltos, Hugo Parisi terminou sua segunda Olimpíada como 19º colocado da eliminatória, a uma posição de passar para a etapa semifinal. Em sua estréia olímpica em Atenas-2004, Parisi cometeu erros e ficou apenas com o 32º lugar entre 33 participantes.

No primeiro Pan, em 2007, Parisi obteve a quarta colocação na plataforma sincronizada, ao lado de Cassius Duran, que esteve em Pequim e também ficou logo na eliminatória. No salto individual, Parisi foi o quinto na plataforma de 10 m. Para carimbar o passaporte para a China, no entanto, o saltador precisou contar com a repescagem do evento-teste do Parque Aquático de Pequim, que valeu como seletiva. Na prova, Parisi obteve a 19ª colocação, uma acima do necessário para assegurar a vaga. Na segunda chance, não bobeou e liderou a repescagem.

O primeiro contato do brasiliense com o esporte veio ainda cedo, aos seis anos de idade. Depois de uma passagem pela natação, foi levado pelos pais para os saltos ornamentais. E o que começou como uma grande diversão com os amigos em sua cidade natal acabou virando coisa séria.

Seu primeiro título de expressão veio aos 18 anos, quando foi vice-campeão Mundial juvenil em 2002, na Alemanha, na prova do trampolim de 3 m sincronizado, ao lado de Ubirajara Barbosa. No final da temporada, contudo, uma hérnia de disco atrapalhou seu calendário esportivo, e ele não chegou nem mesmo a buscar uma vaga para o Pan de Santo Domingo, em 2003.

Em 2006, o brasiliense foi campeão sul-americano absoluto na plataforma. Na temporada 2007, ele conquistou novamente um quarto lugar em um GP da Federação Internacional de Esportes Aquáticos, desta vez na etapa americana, em Fort Lauderdale.

>