UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Saltos Ornamentais

Juliana Veloso

Juliana esperava ficar entre as seis melhores na competição olímpica. A brasileira saiu na primeira eliminatória, em 23º lugar

Data de nascimento
22/12/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
59 kg / 1,60 m
Prova
Plataforma de 10 m
Participação em Pequim
23º lugar

Os Jogos de Pequim-2008 acabaram sendo os de pior desempenho na carreira da saltadora Juliana Veloso. A brasileira não passou da primeira prova eliminatória e acabou a competição em 23º lugar na plataforma de 10 m. Após o resultado obtido no Cubo d'Água, as Olimpíadas de Atenas-2004 continuam sendo a de melhor camapanha da atleta.

Na sua estréia em Olimpíadas, em Sydney-2000, Juliana conseguiu a 19ª posição na plataforma e o 35º lugar no trampolim. Na Grécia, em 2004, a atleta melhorou os índices da Austrália, com o 18º lugar no trampolim de 3 m e o 16º da plataforma de 10 m.

Juliana Veloso tem o esporte em sua carga genética. Filha e irmã de saltadores, ela até tentou praticar outra modalidade, mas aos sete anos de idade foi convidada a competir quando assistia a uma competição do irmão e acabou sendo campeã brasileira na categoria mirim.

Aos dez anos de idade, decepcionada com a falta de bons resultados na ginástica olímpica, a atleta passou a se dedicar exclusivamente ao esporte da família. E logo passou a dominar o continente, vencendo seis vezes o Sul-Americano em sua especialidade, a plataforma (1996-1998-2000-2002-2004-2006).

Em Winnipeg-1999, Juliana disputou o primeiro Pan de sua carreira, e não fez feio: foi a sexta colocada na plataforma e a oitava no trampolim. No ano seguinte, fez sua estréia em Olimpíadas, conseguindo a 19ª posição na plataforma e o 35º no trampolim em Sydney-2000. Mas foi em 2001 que Juliana começou a escrever seu nome na história do esporte brasileiro. Com um excelente desempenho na cidade japonesa de Fukuoka, tornou-se a primeira atleta do país a alcançar a final de um Mundial.

Em 2003, Juliana conseguiu o maior feito de sua carreira. Depois de um desempenho mediano no Mundial de Barcelona (13ª na plataforma), ela conquistou a primeira medalha brasileira da modalidade na história do Pan ao faturar a prata na plataforma. De quebra, ainda ganhou o bronze no trampolim. E, em Atenas-2004, já adulta, melhorou os índices da Austrália, com o 18º lugar no trampolim de 3 m, e o 16º da plataforma de 10 m.

No início de 2007, Juliana se classificou para o Mundial de Melbourne de Esportes Aquáticos, mas sofreu uma lesão na panturrilha da perna direita no último dia de treinamento, e ficou fora da disputa. Ainda em recuperação, participou do Troféu Brasil, última prova classificatória da modalidade para o Pan do Rio, apenas para ajudar Thammy Galera a assegurar sua vaga na dupla.

No Pan do Rio de Janeiro, Juliana Veloso liderou a prova de plataforma nas duas primeiras séries, mas não conseguiu manter o ritmo e ficou com a medalha de bronze. Já no trampolim de 3 m, Juliana se recuperou após terminar em sétimo nas eliminatórias, mas não o suficiente para voltar ao pódio. A brasileira terminou em quarto na competição. Ao lado da colega novata Thammy Galera, a saltadora ficou na quarta posição no trampolim sincronizado. Apesar disso, a atleta afirmou estar com "cãibras de tanto sorrir", principalmente porque o bronze no trampolim foi uma surpresa, já que ela não havia planejado disputar a prova, por causa de uma fratura por estresse no pé, mas mudou de idéia de última hora.

>