UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ginástica Artística

EFE
Ginasta ficou em 22º lugar no individual geral

Ana Cláudia Silva

Ana Cláudia Silva volta de Pequim com duas finais disputadas: equipes e individual geral.

Data de nascimento
28/03/1992
Local de nascimento
Natal (RN)
Residência
Curitiba (PR)
Peso e altura
39,5 kg / 1,56 m
Participação em Pequim
8º lugar por equipes, 22ª no individual, 15ª no solo, 36ª nas barras assimétricas, 39ª no salto, 73ª na trave

Ana Cláudia embarcou para Pequim ciente de que não traria medalhas, mas garantindo que faria o possível para levar a seleção à inédita final feminina por equipes. “Quero fazer meu melhor para ajudar a seleção. Estou treinando para isso”, disse em discurso afinado com o que pediu a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica. Voltou de Pequim com um pouco mais do que isso.

De fato, a potiguar não conseguiu subir ao pódio, passou longe. Mas além de ajudar o conjunto brasileiro a alcançar o histórico oitavo lugar, ainda abocanhou uma vaga na decisão do individual geral, onde encerrou sua participação com a 22ª colocação.

Em tese, Ana Cláudia foi o quinto elemento da seleção na China, atrás de Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e Laís Souza, à frente apenas da caçula Ethiene Franco. Sem nenhum título de expressão, a ginasta foi credenciada por bons resultados recentes.

Ela foi ouro nas paralelas e integrou a equipe que venceu um torneio amistoso com Canadá e Grã Bretanha em 2007. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, não passou de coadjuvante do time que ficou com a prata, mas em 2008 disputou duas etapas da Copa do Mundo de Ginástica e teve um bom desempenho na Rússia, onde chegou à final do solo.

Além disso, Ana Cláudia escreveu seu nome na história da ginástica brasileira ao integrar o time que conquistou a quinta e melhor colocação da história do país no Mundial, em Stuttgart, na Alemanha, no ano passado.

Ana Cláudia mudou-se para Curitiba aos oito anos. Levou consigo a família, mas era dentro do centro de treinamento da seleção que passava a maior parte do dia. Inicialmente, recebia atenção dos técnicos Oleg Ostapenko e Irina Ilyiaschenko esporadicamente. Mas, em 2005, assumiu lugar cativo como coadjuvante da equipe e não saiu mais do time principal.

Admiradora de Catalina Ponor, Ana Claudia tem nos movimentos graciosos e elegantes seu ponto forte para impressionar jurados.

>