* Lista de modalidades com atletas confirmados para as Olimpíadas.
Total: atletas
Com início fulminante na seleção, Robson já assegurou o seu lugar nas Olimpíadas após quatro meses de titular
O baiano Robson Conceição não poderia ter um início melhor na seleção brasileira de boxe. Pouco mais de quatro meses após conquistar o lugar de Davi Souza, o peso pena arrebatou a vaga para disputar a primeira grande competição da carreira: os Jogos Olímpicos de Pequim.
O pugilista virou titular da seleção no começo de 2008 e esteve muito perto de carimbar o passaporte logo no 1º Pré-Olímpico da América, realizado em março em Trinidad & Tobago, mas a derrota para o cubano Idel Torriente nas semifinais tratou de frustrá-lo.
Porém, em 29 de abril, o sonho virou realidade para o baiano. Na Guatemala, ele iniciou de forma arrasadora e surpreendente, batendo o venezuelano Angel Rodríguez por 14 a 9. A partir daí, Conceição ganhou confiança, passou pelo canadense Arash Usmanee e selou a sua classificação com o triunfo sobre o porto-riquenho Abner Cotto por 24 a 6.
O pugilista forjado pelas mãos do técnico baiano Luiz Carlos Dórea teve uma forte preparação para a sua primeira participação olímpica, incluindo a disputa de torneios internacionais e preparações no exterior, como em Cuba. Apesar disso, faltou experiência na sua estréia em Pequim. Ele foi eliminado logo na primeira rodada. Robson demonstrou certa afobação e não conseguiu se aproximar no marcador, perdendo para o chinês Yang Li por 12 a 4 e se despedindo dos Jogos.