UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 06h39

Terezinha Guilhermina fatura 1º ouro do dia e país iguala recorde

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em uma grande prova de Terezinha Guilhermina, a atleta brasileira conquistou a medalha de ouro na prova dos 200 m T11, superando uma das favoritas na modalidade, a chinesa Chunmiao Wu, que terminou em segundo e ficou com a prata nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, na manhã desta terça-feira.

Com mais este primeiro lugar de Terezinha, o Brasil igualou sua melhor marca de medalhas de ouro em uma única edição dos Jogos, 14, assim como em Atenas-2004. Ainda na manhã desta terça-feira, Lucas Prado tem uma grande chance de superar o recorde, competindo a final dos 400 m, onde é um dos favoritos.

Terezinha ficou bem perto do recorde mundial, que pertence ao Brasil, com Ádria Santos, ao terminar a corrida com o tempo de 25s14. A marca de Ádria é de 24s99. A chinesa completou o percurso em 25s40.

Para completar a festa brasileira no Ninho de Pássaro, Jerusa Santos completou o pódio dos 200 m ao cruzar em terceiro lugar, após 26s09, e faturar mais um bronze para o Brasil. Guilhermina ganhou sua segunda medalha nesta Paraolimpíada, a primeira de ouro.

O ouro de Terezinha pode ser considerado como uma revanche sobre a chinesa Chunmiao, que venceu a brasileira na decisão dos 100 m, mas agora ficou atrás da velocista sul-americana. "Nos 100 metros não deu, mas agora eu a superei", disse muito emocionada a vencedora no Ninho de Pássaro ao canal Sportv.

Imensamente emocionada e ofegante, Guilhermina ainda conseguia agradecer a todos que a ajudaram nesta vitória. "Eu não cheguei aqui sozinha, então dedico esta medalha para todos que me apoiaram especialmente para o meu pai. Em Atenas foi de bronze, mas agora foi de ouro. É sua pai!", vibrou a atleta.

Ainda mais eufórico do que a atleta estava seu guia, o Chocolate. "Eu me lembrei do começo da carreira com Terezinha, então é muita emoção. Recordando do início, quando passamos por dificuldades para competir, e agora estamos aqui, no topo. É hora de extravasar. Estou muito feliz mesmo".

"Todos sabem que esta medalha representa muito para mim e para Terezinha. Ela foi muito criticada no começo, mas agora nós demos a volta por cima e conquistamos o ouro para o Brasil. É hora de vibrar", comemorou Chocolate.

Também na final B dos 200 m, que não valia medalha, outra brasileira nas pistas de Pequim, a ainda recordista mundial Ádria Santos. Porém, ela não foi bem na decisão e terminou apenas em quarto lugar entre as quatro competidoras, com o tempo de 28s15. A prova foi vencida pela grega Paraskevi Kantza, com 26s87.

Compartilhe: