UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 04h23

Brasil leva 4 do Irã e dá adeus ao bronze no futebol de 7

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após cair por golaeada para a Ucrânia, a seleção brasileira de futebol de 7 (para atletas com paralisia cerebral) voltou a apresentar um mau futebol nesta terça-feira e ficou com a quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim ao perder a disputa pelo bronze por 4 a 0 para o Irã. Pela final, Rússia e Ucrânia se enfrentam ainda nesta terça-feira.

Frederic Brown/AFP
Jogadores parecem não acreditar na queda ante o Irã, que custou medalha
LEIA MAIS DAS PARAOLIMPÍADAS
ACESSE O QUADRO DE MEDALHAS
SAIBA MAIS SOBRE O FUTEBOL DE 7
Ao final da partida, o técnico da seleção, Fernando Rodrigues, comentou o resultado ao canal Sportv. "Eles (iranianos) são como os ucranianos e os russos, você não pode errar. Erramos, e eles nos mataram nos contra-ataques", disse o treinador, que ainda desabafou. "Futebol é isso mesmo, temos que partir para novos projetos. O apoio que recebemos nos últimos quatro anos foi ridículo. Se não houver apoio daqui pra frente vai ficar difícil".

Brasil e Irã chegaram à disputa pela medalha de bronze após serem atropelados nas semifinais. Os brasileiros caíram diante da Ucrânia por 6 a 0. Ucranianos que vêm sendo os carrascos da seleção ultimamente - venceram no mundial do ano passado e na final das Paraolimpíadas de Atenas-2004. Já o Irã levou 5 a 0 da Rússia e também deu adeus à disputa pelo ouro.

Mesmo irregular na competição - perdeu também para a Rússia por 3 a 0 na fase de classificação - o Brasil era apontado como favorito ante o Irã. Tal favoritismo, no entanto, não foi suficiente para fazer com que a seleção impusesse seu jogo aos adversários.

As primeiras duas finalizações foram brasileiras; porém quem saiu na frente foi o Irã. Aos cinco minutos, Karimzadeh recebeu e chutou para fazer 1 a 0. O gol fez com que o Brasil se lançasse ao ataque, deixando a defesa desguarnecida. Foi com o setor defensivo assim que os iranianos chegaram ao segundo e ao terceiro gols, ambos novamente de Karimzadeh.

Com a vantagem elástica no placar, os asiáticos pararam de atacar e o Brasil tentou diminuir o marcador. O máximo que conseguiu foi acertar duas bolas na trave até o final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Brasil continuou o mesmo. Partiu para cima, mas correu sérios riscos na defesa, com o contra-ataque rápido do adversário. O Irã, porém, não aproveitou as duas chances que teve.

O ímpeto dos atuais vice-campeões paraolímpicos diminuiu a cada momento. A seleção brasileira chegava à meta do oponente com cada vez menos frequência, salvo em um momento particular do segundo tempo, quando Wanderson desperdiçou cara a cara com o goleiro. No final da partida, o Irã ainda conseguiu encaixar o contra-ataque e definir a partida.

Com o resultado alcançado o Brasil piora o seu desempenho comparado aos Jogos de Atenas e de Sydney-2000. Na Grécia, acabou com o vice-campeonato, perdendo apenas o jogo da final contra a Ucrânia. Na Austrália foi terceiro colocado.

Compartilhe: