UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 01h57

Em despedida, Brasil vence África do Sul no basquete masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A disputa não foi por medalhas, nem mesmo por um lugar próximo a elas. Mas o fato é que a seleção brasileira de basquete masculino se despediu dos Jogos Paraolímpicos de Pequim com a sua melhor atuação. Venceram, nesta terça-feira, a África do Sul por 68 a 46. Os destaques do jogo foram Leandro Mirando, com 17 pontos, e Marcos Silva com 18 tentos.

Frederic Brown/AFP
Seleção masculina conseguiu duas vitórias seguidas e terminou na oitava colocação
LEIA MAIS NOTÍCIAS PARAOLÍMPICAS
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
Esta, porém, não foi a primeira vitória brasileira na competição. Mesmo já eliminado, a seleção venceu a anfitriã China por 65 a 46 na quarta rodada da primeira fase. Assim como contra a China, os atletas não tiveram dificuldades para derrotarem os sul-africanos.

O Brasil comandou as ações desde o início da partida. Nos primeiros dois minutos, a seleção já abria 6 a 0. A África, no entanto, conseguiu se recuperar e seguir os brasileiros de perto no marcador. Ao final do primeiro tempo a vantagem era de apenas cinco pontos.

Na volta do intervalo, os jogadores brasileiros conseguiram conter mais os ímpetos ofensivos e passaram a jogar no erro do adversário. A estratégia deu certo. Com uma boa marcação, a vantagem subiu rápido e chegou a 16 pontos no final do terceiro período.

Bastou apenas administrar o controle do jogo até o final. Foi a primeira vitória do Brasil por mais de quinze pontos de diferença nestas Paraolimpíadas. Com o resultado, o Brasil fechou a sua campanha na competição como a oitava melhor equipe, devido à exclusão do Irã dos Jogos.

Compartilhe: