UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

11/09/2008 - 06h32

Daniel Dias é ouro novamente, com show e recorde mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Maior nome brasileiro nesta Paraolimpíada de Pequim, o nadador Daniel Dias conquistou sua quarta medalha de ouro na competição nesta quinta-feira, ao vencer a prova dos 200 m medley classe S5, com mais um recorde mundial batido no Cubo D'Água.

Ele anotou o tempo de 2min52s60. Além das quatro medalhas douradas, Daniel tem ainda mais uma de prata, conquistada nesta última quarta-feira na China. Ele não liderou a prova desde o princípio, pois o primeiro estilo não era uma de suas especialidades, como o livre e o costas.

Nos 100 metros finais, Daniel já disparava soberana na raia quatro, com o único desafio de quebrar o recorde mundial, que já pertencia ao brasileiro. Ao final, ele baixou o tempo em pouco mais de dois segundos.

Na segunda posição, com a medalha de prata, o chinês Junquan He, com 3min00s92, mais de oito segundos atrás do brasileiro Daniel Dias. O medalhista de bronze foi Pablo Cimadevila, da Espanha, que completou a prova dos 200 m medley com a marca de 3min01s58.

Detentor de três recordes mundiais nesta Paraolimpíada, Daniel Dias continua sempre bem humorado, mesmo com o grande esforço nas piscinas. "Hoje cansei um pouco, mas estou bem. Tem o revezamento daqui a pouco, mas vamos firme e forte para colocar o Brasil no pódio", disse sorridente o paulista de apenas 20 anos ao canal SporTv.

Um dos grandes destaques nesta edição dos jogos, Danielzinho, como é chamado carinhosamente por seus amigos, acabou conquistando até mesmo a torcida chinesa presente nas arquibancadas do Cubo D'Água, após tantas vitórias e recordes quebrados. "Às vezes acaba dando um grande estímulo o apoio da torcida, e é muito legal esse carinho", agradeceu o brasileiro.

Ainda na prova decisiva dos 200 m medley, outro atleta nacional. Ivanildo Vasconcelos foi o sexto colocado, com o tempo de 3min30s58. "A minha prova mesmo é a dos 100 m peito né, mas gostei. É minha quinta Paraolimpíada, e foi até que um resultado razoável. Espero nadar melhor amanhã", disse o pernambucano de 35 anos.

Nesta mesma modalidade, Ivanildo conquistou a medalha de bronze em sua primeira Paraolimpíada, em Barcelona-92. Já em Atenas-2004, ele ganhou a prata nos 100 m peito, sua especialidade. Veterano, o nadador se disse habituado com a boa geração que está surgindo no país. "A gente está acostumado, porque sempre aparecem novos atletas. O Brasil sempre tem esse processo", falou o brasileiro sobre os novos talentos, como Daniel Dias.

Logo mais, por vota das 8h55 (horário de Brasília), os nadadores brasileiros voltam a cair na piscina, na prova do revezamento 4 x 50 m livre 20 pontos, onde a equipe formada por Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Joon Seo e Adriano Lima tem boas chances de conquistar mais uma medalha ao país.

Compartilhe: