UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/08/2008 - 16h25

Sem confirmar que fica, Bernardinho se diz motivado para ciclo olímpico

Roberta Nomura*
Em Guarulhos (SP)
A permanência do técnico Bernardinho à frente da seleção brasileira masculina de vôlei ainda não está confirmada. No retorno ao Brasil, nesta terça-feira, após a conquista da prata olímpica, o treinador afirmou que ainda discutirá o seu futuro no comando do time nacional, mas já projeta um novo ciclo olímpico para os Jogos de Londres-2012.

"O que mais me motiva é a companhia e fazer parte desse grupo. Segundo, é o desafio: seríamos capazes de lutar mais quatro anos e ganhar outra Olimpíada?", questionou Bernardinho. Antes dos Jogos de Pequim, o treinador, que está no comando do time masculino desde 2001, cogitou a possibilidade de deixar o Rexona-Ades para seguir apenas com o selecionado.

O técnico afirmou que ainda vai discutir sua permanência com o presidente da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), Ary Graça, mas já falou sobre o processo de renovação do grupo, após a confirmação das aposentadorias do meio-de-rede Gustavo e do oposto Anderson.

"Dá uma tristeza porque o grupo não será o mesmo, mas os mais jovens não podem perder a referência. Renovações são naturais, buscamos um plano de quatro anos", afirmou o treinador, que deve contar com maior parte do elenco atual para a continuação do trabalho.

O capitão Giba já havia dito que pretende defender a seleção até 2010, no mínimo. O desejo de continuidade no time é compartilhado pelo ponta Dante. "Tenho 28 anos e ainda consigo encarar mais um ciclo olímpico. Seria besteira sair da seleção depois de tudo o que conquistamos", afirmou.

Embora somente Gustavo e Anderson tenham confirmado a aposentaria da equipe nacional, outros jogadores podem seguir o mesmo caminho antes dos Jogos de Londres-2012. Na lista do 12 jogadores que disputaram a competição na China figuram 'trintões' como o levantador Marcelinho, o líbero Escadinha e o meio-de-rede André Heller.

"Todo mundo tem condição de continuar. O que precisamos ver é como vão estar próximo das Olimpíadas", disse o técnico Bernardinho. Símbolos da renovação, Bruninho, Murilo e Samuel se dizem prontos para iniciar o novo ciclo olímpico.

"Desde a minha primeira convocação em 2006, minha responsabilidade foi crescendo. De repente, com a renovação, que não vai ser tão grande, isso aumente ainda mais. Não é fácil entrar em um grupo vencedor que sempre está no pódio. Não sei se vamos conseguir os mesmos feitos, mas vamos trabalhar para seguir o legado competitivo", declarou o levantador Bruninho, apontado por Bernardinho como uma possível futura liderança no grupo.

"Ao longo dos anos, fomos lapidados assumir o posto um dia. A preparação e o desenvolvimento são importantes para, aos poucos, conquistarmos nossos lugares", falou o ponta Samuel.

* Atualizado às 17h21

Compartilhe: