UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/08/2008 - 16h10

Bernardinho lembra que EUA já bateram o Brasil com Ricardinho

Roberta Nomura
Em Guarulhos (SP)
Perguntado novamente sobre a influência da falta do levantador Ricardinho no resultado em Pequim, o técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho lembrou nesta terça-feira que o Brasil já havia perdido para os norte-americanos com a presença do levantador, afastado da seleção desde 2007.

"Mesmo se o Ricardinho estivesse lá, não sei se teríamos levado o ouro. Com ele, também já perdemos partidas para os Estados Unidos. O Marcelo e o Bruno fizeram muito bem seus papéis", disse o técnico, ao se referir à derrota para os norte-americanos na final olímpica que deu a prata ao vôlei masculino.

Segundo o treinador, o caso será sempre relembrado nas derrotas, mas não há motivos para especulação em torno do desempenho do time com Ricardinho em quadra. "É natural que o caso venha à tona quando não se conquista o título, mas isso não tem influência nenhuma e não tenho arrependimento do que fiz", disse Bernardinho.

O corte de Ricardinho aconteceu dois dias antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, pouco depois de o levantador ter sido eleito o melhor jogador da Liga Mundial de 2007. Na época, o técnico Bernardinho se limitou a dizer que o motivo do desligamento do jogador, capitão do time, foi um desgaste na relação.

Após a saída, Ricardinho disse ter se sentido 'traído' pelo grupo da seleção, que se uniu e apoiou a decisão do treinador. O substituto do jogador desde então tem sido o levantador Marcelinho, cujo reserva é Bruno Rezende, filho de Bernardinho.

Logo após a derrota em Pequim, o técnico valorizou a atuação dos dois levantadores no torneio e disse que optou por preservar o ambiente. "Seria hipocrisia ou pretensão da minha parte falar que um jogador como o Ricardo não faz falta. Claro que faz, mas existem outras coisas que são importantes. Será que a gente conseguiria chegar até aqui do jeito que as coisas estavam andando?", questionou Bernardinho.

Compartilhe: