UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 10h58

Após feito, técnico de Maurren já fala nos Jogos de Londres-2012

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Nem bem conquistou o ouro com Maurren Maggi, o técnico Nélio Moura já falou sobre os planos futuros com a saltadora, que se sagrou campeã olímpica no salto em distância nesta sexta-feira, em Pequim. Emocionado, o treinador leva sua segunda medalha dourada para casa: também é o responsável pelo panamenho Irving Saladino, no salto em distância masculino.

"Falaram que a Maurren, com 32 anos, podia ter passado do ponto de ser medalhista olímpica. Hoje, ela é a campeã", afirmou Nélio, logo após a conquista, já deixando a expectativa para os Jogos de Londres-2012. "Por que aos 36 anos ela não poderia conquistar outra medalha? Ela ainda tem um ciclo olímpico, tenho certeza de que ainda tem muito a realizar e já é a maior atleta brasileira de todos os tempos."

O treinador se rendeu às lágrimas com o feito de sua pupila, mas manteve a modéstia quando questionado se é o melhor técnico do mundo. "Não sei, mas sou o técnico mais feliz do mundo", garantiu o bicampeão. "Foram 14 anos para construir uma medalha de ouro. Posso morrer hoje que morro feliz."

Para ele, a principal vantagem de Maurren foi conseguir manter a frieza na hora da decisão, o que faltou a outros brasileiros em Pequim. "O Irving chegou como favoritíssimo e fez uma prova segura. Já a Maurren estava entre as melhores, ela sabia que tinha de fazer o melhor dela e o maior mérito é chegar aqui e conseguir isso."

Nélio não deixou de lembrar a história de superação da atleta, pega em exame antidoping em 2003 e que ficou dois anos suspensa das pistas. Ela chegou a abandonar o atletismo, mas voltou em 2006, impulsionada principalmente pelo nascimento da filha Sophia. "Esse ouro serve para coroar o que aconteceu com a Maurren. Só prova que a história dela é uma das bonitas que eu já vi."

Além dos dois ouros nos Jogos de Pequim, Nélio ainda tem em sua coleção o título mundial de Saladino, em Osaka-2007.

Compartilhe: