UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 00h30

Italiano fixa novo recorde olímpico na marcha atlética de 50 km

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O italiano Alex Schwazer foi o vencedor da prova de marcha atlética masculina de 50 km, finalizada na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília). O atleta conseguiu abrir boa vantagem nos 5 km finais da prova e chegou sozinho ao Ninho de Pássaro, batendo o recorde olímpico com a marca de 3h37min09.

O BRASIL NA PROVA
Mike Blake/Reuters
Mário dos Santos piorou em relação à Atenas-2004, chegando na 41ª posição
IMAGENS DA MARCHA ATLÉTICA
CHININ ABANDONA O DECATLO
JADEL TERMINA EM SEXTO
PERFIL DE MÁRIO DOS SANTOS
"Foi emocionante. Treinei o ano todo para esta prova, e quando cruzei em primeiro, foi um momento incrível", revelou o italiano após a conquista.

A medalha de prata ficou com o australiano Jared Tallent (3h39min27), que já havia levado o bronze na marcha de 20 km em Pequim-2008. Denis Nizhegorodov (3h40min14), recordista mundial da prova, ficou com o bronze. O russo, medalhista de prata em Atenas-2004, liderou os primeiros 20 km de prova, mas foi superado por Schwazer e Tallent, que assumiram a ponta.

O brasileiro Mário José dos Santos, único representante do país na modalidade, completou a prova na 41ª posição, com o tempo de 4h10min25. O atleta não cumpriu seu objetivo inicial de melhorar a 40ª colocação em Atenas-2004.

Mário manteve ritmo constante, marcando 24 minutos para cada cinco 5 km, e passou a ganhar posições a partir do quilômetro 20, quando estava em 51º lugar. "Matei uns 50 dragões para terminar a prova", disse o brasileiro, que se revelou contente com o resultado obtido em Pequim.

Nizhegorodov bateu o recorde mundial da prova em maio, fixando o índice em 3h34min14. Na prova olímpica, o russo passou a diminuir o ritmo quando o primeiro grupo alcançava a metade do percurso, e Tallent e Schwazer assumiram a ponta, com Nizhegorodov mantendo a terceira posição.

O duelo entre Tallent e Schwazer se acirrou a partir do 35º km de prova. O italiano passou a liderar, foi ultrapassado pelo australiano na passagem dos 40 km, e retomou a frente em seguida, abrindo vantagem o suficiente para uma chegada tranqüila, com direito a quebra de recorde.

O atual campeão europeu e vice-campeão mundial Yohann Diniz, da França, abandonou a marcha no quilômetro 33.

O recorde olímpico pertencia a Vyacheslav Ivanenko (3h38min29), atleta da antiga União Soviética, que obteve a marca em Seul-1988.

*Com agências internacionais. Atualizado às 5h46.

Compartilhe: