UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 10h19

Brasil supera trauma de semifinal, vence a China e decide o ouro

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Depois de quatro tentativas frustradas, o Brasil finalmente superou o trauma de semifinais de Jogos Olímpicos. Nesta quinta-feira, no Ginásio Capital, a equipe feminina derrotou a China por 3 sets a 0, com parciais de 27-25, 25-22 e 25-14, e se classificou pela primeira vez para uma decisão olímpica no vôlei.

EFE/Cezáro De Luca
Bloqueio brasileiro voltou a ser efetivo no jogo desta quinta. Na foto, Paula Pequeno.
EFE/Cezáro
Vôlei feminino chega a sua primeira final olímpica, após parar em quatro semifinais
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
ZÉ ROBERTO SE LIVRA DE FARDO
CAMPANHA PERFEITA SURPREENDE
EUA SERÃO O PRÓXIMO ADVERSÁRIO
IMAGENS DA PRIMEIRA SEMIFINAL
EUA SERÃO PÁREO NA FINAL?
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
TABELA DO TORNEIO FEMININO
Na final do campeonato, às 9h do próximo sábado (horário de Brasília), a equipe do técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar os Estados Unidos. China e Cuba vão jogar pela medalha de bronze.

Desde os Jogos de Barcelona-1992, o Brasil bate na trave da final olímpica. Na Espanha, a seleção ficou em quarto lugar, depois de perder a semifinal para a CEI (Comunidade dos Estados Independentes, que reunia as ex-repúblicas soviéticas). Em Atlanta-1996 e Sydney-2000, o time perdeu para Cuba nas semifinais e acabou com o bronze.

Já em Atenas-2004, o Brasil caiu em uma semifinal histórica contra a Rússia, levando a virada depois de estar vencendo por 24-19 no quarto set. Na ocasião, a equipe também era dirigida por José Roberto Guimarães.

Nesta quinta-feira, o Brasil fez uma exibição de gala para chegar à final. A seleção literalmente calou o Ginásio Capital, que se pintou de vermelho para ver as donas da casa, campeãs no vôlei feminino em Atenas.

O time brasileiro começou o jogo nervoso. Um ataque errado de Mari fez a China abrir 5-1 de vantagem, e o técnico José Roberto Guimarães pedir tempo. Após a conversa, a seleção se encontrou, diminuindo a diferença.

"O time entrou um pouco ansioso, mas isso faz parte. A gente não tinha sentido ainda esta pressão", disse a líbero Fabi.

O Brasil, entretanto, pecava muito na cobertura do bloqueio. Mesmo assim, conseguiu empatar em 12-12 em um lance estranho, com um ponto de manchete de Mari, contando com a colaboração da defesa chinesa.

A seleção só assumiu a liderança após o segundo tempo técnico. Um ace de Walewska fez 18-17. Na seqüência, Sheilla explorou o bloqueio e aumentou a diferença. A China reagiu e empatou de novo (22-22).

A parcial seguiu equilibrada até que Sheilla, que não estava bem na partida, explorou bem o bloqueio adversário para fazer 27-25, em 28 minutos, para delírio do banco de reservas, que comemorou como se fosse um gol.

A vitória animou o Brasil, que com uma bola de segunda da levantadora Fofão abriu logo três pontos de vantagem (6-3). O time seguiu controlando o jogo, mas perdeu um pouco do ritmo na parcial.

A China, com ataques fortes e velozes, passou à frente com um bloqueio de Ma sobre Paula Pequeno. Mas o Brasil, mais uma vez, manteve a cabeça no lugar. Um ataque de Sheilla e um ace de Fofão retomaram a vantagem (22-20). As chinesas ficaram nervosas e cometeram dois erros seguidos. E foi com outro erro, no saque de Zhou, que o Brasil fechou o set em 25-22, em 24 minutos.

O terceiro set foi um passeio. O Brasil marcou os três primeiros pontos, diminuindo ainda mais o poder de reação das chinesas. Com ataques certeiros de Mari e Sheilla e um desempenho brilhante da defesa, a seleção fez logo 8-2.

A equipe brasileira manteve a seriedade até o final. E ganhou o jogo até com certa tranqüilidade. Dois aces de Jaqueline definiram a parcial em fáceis 25 a 14, para delírio das jogadoras e da comissão técnica, que se abraçaram na quadra.

"É uma alegria imensa saber que o trabalho desses quatro anos deu resultado", comemorou a meio-de-rede Fabiana. "Todo mundo tem um guerreiro dentro de si, um Deus, uma fé. Duvido que tenha um time que trabalhou mais que a gente", completou a ponta Mari.

Compartilhe: