UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 02h51

Carrascos das favoritas, EUA eliminam Cuba e vão à final no vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os Estados Unidos derrubaram mais uma favorita no torneio olímpico de vôlei feminino e estão classificados para a disputa da medalha de ouro. Após derrotar a Itália, as norte-americanas passaram por Cuba nas semifinais, nesta quinta-feira, por inesperados 3 sets a 0, com parciais de 25-20, 25-16 e 25-17, e garantiram presença na decisão da modalidade. Após uma primeira fase irregular, mas com uma campanha perfeita nas etapas eliminatórias, os EUA chegam embalados para tentar o título.

A equipe que enfrentará os Estados Unidos na disputa pelo primeiro lugar sai do confronto entre a seleção brasileira e a China, atual campeã olímpica. O Brasil, que faz campanha invicta até o momento nestas Olimpíadas, encara as donas da casa ainda nesta quinta, às 9h (horário de Brasília).

Apesar do favoritismo cubano, os EUA mandaram no jogo durante todo o primeiro set. Segurando os ataques contrários e contando com erros no serviço da equipe adversária, as norte-americanas seguiram para o primeiro tempo técnico com vantagem de 8 a 6. Cuba - com nove erros na parcial - não conseguiu reagir, e os EUA abriram uma folga ainda maior no marcador para, após 21 minutos, conquistar a vitória no set: 25 a 20.

Embaladas pelo desempenho no primeiro set, as norte-americanas continuaram muito bem e, com o mesmo ritmo do começo da partida, abriram 12 a 6 na parcial. A diferença no marcador descontrolou a equipe cubana, que não conseguiu parar os ataques dos EUA. Com o bloqueio funcionando muito bem, as atletas norte-americanas fecharam a segunda parcial, por 25 a 16.

Nada mudou no terceiro set. Com um ace de Logan Tom, destaque da partida, os EUA abriram 6 a 3. Sem deixar as cubanas sequer cogitarem a hipótese da virada e da classificação, as norte-americanas continuaram superiores, principalmente no bloqueio, que anulou a principal atacante adversária, Ruiz. Obrigada a forçar o saque, Cuba foi mal no fundamento, o que facilitou ainda mais para que os EUA confirmassem presença na final olímpica, após mais uma parcial tranqüila: 25 a 17.

Os EUA vingaram a derrota sofrida pelos mesmos 3 sets a 0, na estréia das equipes em Pequim. Após o triunfo, Kim Willoughby, que foi decisiva no final da partida, lembrou daquele jogo. "Depois de perder para Cuba na nossa estréia, fizemos um acordo de que nunca mais jogaríamos naquele nível", recordou a norte-americana.

Com o revés na semifinal, Cuba não conseguirá melhorar a sua colocação em relação às Olimpíadas de Atenas. Em 2004, a equipe cubana conquistou a medalha de bronze ao bater o Brasil na decisão do terceiro lugar. Com isso, as comandadas do técnico Antonio Perdomo irão lutar para igualar o resultado conquistado na Grécia. "Nossa recepção foi muito ruim e cometemos muitos erros no serviço", resignou-se o treinador cubano, após a derrota.

Compartilhe: