UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 05h59

Torben Grael anuncia volta para a Star e marca duelo com Scheidt

Bruno Doro
Em Pequim (China)
No dia em que Robert Scheidt conquistou a medalha de prata dos Jogos de Pequim na classe que o consagrou, o veterano Torben Grael confirmou sua volta aos barcos olímpicos. Em 2010, ele pretende disputar o Mundial do Rio de Janeiro, ao lado do também bicampeão olímpico Marcelo Ferreira.

Luis Tejido/EFE
Medalhista de prata em Pequim, Robert Scheidt ganhou novo rival na categoria
Lalo Villar/AP
Torben Grael pretende disputar o Mundial do Rio de Janeiro na classe Star, em 2010
SCHEIDT E SUAS 4 MEDALHAS
VELA EM PEQUIM-08
SCHEIDT E PRADA SÃO PRATA
NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
"Eu volto em 2010 para a Star. Assim que a volta ao mundo acabar, minha prioridade é disputar o Mundial do Rio de Janeiro ao lado do Marcelo", afirmou o velejador à TV Globo. Torben está em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde treina com o barco sueco Ericsson. Ele será o comandante de um dos barcos do time na próxima edição da Volvo Ocean Race, que começa em outubro e só termina em 2009.

Até agora, o retrospecto do duelo entre os dois velejadores mais vitoriosos do país é equilibrado. Em Campeonatos Mundiais, Torben e Marcelo venceram Scheidt e Bruno Prada uma vez, em 2005, em Buenos Aires. Com Scheidt ainda começando na classe, Torben e Marcelo foram vice-campeões, contra um sexto lugar da dupla que nesta quinta-feira foi vice-campeã olímpica.

O troco veio em 2006. Com Torben e Marcelo ainda no ritmo da Volvo Ocean Race, pela qual deram a volta ao mundo a bordo do barco brasileiro Brasil 1, terminaram em 17º lugar. Scheidt e Prada foram vice-campeões. No Mundial de 2007, em que Scheidt e Prada foram campeões, a parceria e Grael e Ferreira competiu sem treinar e terminou em 13º.

Enquanto espera o parceiro de mais de 20 anos voltar às classes olímpicas, Marcelo Ferreira segue afastado da vela. Segundo o próprio, está dando um tempo. "Agora, meu negócio é construção. Voltar para a vela, só mais pra frente", explicou o velejador.

Muitas vezes esquecido quando se fala de Torben Grael, Marcelo Ferreira é o terceiro velejador de maior sucesso do país. Ao lado do parceiro, ele é bicampeão olímpico e dono de um bronze, em Sydney-2000. Apenas Grael, com cinco medalhas, e Scheidt, agora com quatro, superam o proeiro.

Compartilhe: