UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 03h47

Scheidt e Prada conquistam a medalha de prata na classe Star

Bruno Doro
Em Qingdao (CHN)
Ao lado de Bruno Prada, Robert Scheidt conquistou sua quarta medalha olímpica consecutiva nesta quinta-feira, a primeira competindo na classe Star. A dupla campeã mundial fez o que precisava para garantir a medalha de prata.

Crédito
Scheidt e Prada fizeram uma campanha de recuperação até conquistarem a prata
SCHEIDT: SEQÜÊNCIA DE 4 MEDALHAS
VELA SUPERA O JUDÔ
ENTENDA O ESPORTE
VEJA AS FOTOS DA CONQUISTA
Scheidt e Prada chegaram em terceiro lugar na regata da medalha e terminaram com 53 pontos perdidos na classificação geral, que lhes garantiu a segunda colocação, já que o barco sueco chegou em último lugar e caiu da primeira para a terceira posição.

Entretanto, os suecos contestaram essa posição junto aos juízes da regata. Caso o recurso da dupla seja acatado, os brasileiros ficam com a medalha de bronze. Após a chegada, os suecos estavam certos de que haviam garantido a prata, enquando Scheidt e Prada estavam conformados com o bronze.

De acordo com a organização da regata, a prata foi confirmada para os brasileiros, com 53 pontos na classificação - mesma pontuação da dupla sueca. O critério de desempate é a posição na regata da medalha, portanto, Scheidt e Prada levam vantagem.

"Felizmente a gente conseguiu recuperar e no final garantimos a medalha. Prata ou bronze, não importa, o que a gente queria é a medalha", comemorou Scheidt. "Foi um dia muito bom para a gente, a condição que a gente gosta mais de velejar é essa. Mais da metade deste título é do Bruno."

Prada devolveu o elogio. "O Robert é um velejador excepcional, faz muita diferença. Se ele disse que eu tenho mais de 50% do título, só se for por causa do peso, pois eu realmente peso mais do que ele", brincou o proeiro medalhista.

O segundo lugar foi a recompensa de uma regata complicada aos brasileiros. "Tivemos um início de prova muito bom, montamos a 1ª bóia na frente, mas na segunda volta ficamos tensos, porque o polonês nos passou e, naquela configuração, com a gente em quinto, ele ficaria com a medalha", lembrou Scheidt.

A força de 10 a 12 nós do vento na baía de Fushan favoreceu o desempenho dos brasileiros, que estão acostumados a velejar nessas condições. Em um dia de tempo instável, a raia de Qingdao foi invadida por ondas, que acabaram levando a dupla a um bom resultado.

Luis Tejido/EFE
Scheidt se tornou o primeiro brasileiro a ganhar quatro medalhas consecutivas
VEJA O PERFIL DE SCHEIDT
CONHEÇA BRUNO PRADA
SCHEIDT GALANTEADOR
Robert Scheidt, campeão olímpico em Atlanta-1996 e Atenas-2004 e prata em Sydney na classe Laser, se juntou a Bruno Prada para manter a tradição brasileira na classe Star, que também vem trazendo medalhas desde Atlanta-1996.

A largada dos brasileiros foi excelente. Eles foram os primeiros a passar pela linha imaginária e escolheram o lado esquerdo da raia. Os franceses, tentando manter suas chances de medalha, os seguiram. A dupla da Suécia, porém, foi para a direita, ao lado dos italianos e portugueses. Aos poucos, toda a flotilha cambou para esse lado da raia.

Menos Scheidt e Prada. Os brasileiros foram os últimos a fazer a manobra, mas quando fizeram, foram diretamente para a primeira bóia - os outros rivais tiveram de cambar mais vezes, perdendo mais tempo. Com isso, os brasileiros montaram a primeira perna em primeiro, cinco segundos à frente dos neozelandeses.

Na perna de popa, os brasileiros chegaram a ter 70 metros de vantagem segundo a televisão oficial. Mais rápidos do que os concorrentes, os dois voltaram a montar a segunda bóia em primeiro. Na terceira perna, os brasileiros tiveram problemas e acabaram perdendo desempenho.

Enquanto isso, os suecos Loof e Ekstrom e os britânicos Percy e Simpson disputavam a cada cambada o título olímpico. Os suecos entraram na regata da medalha dois pontos na frente e com a vantagem do empate. Com isso, os britânicos tinham de ficar à frente e ainda colocar um rival entre os dois para levar o ouro.

Na última bóia, o brasileiro passou em quinto lugar, com os suíços Flávio Marazzi e Enrico de Maria em segundo lugar. Para tirar a medalha dos brasileiros, a dupla européia precisava vencer e torcer para que Scheidt e Prada terminassem em sexto. Após a marcação, os brasileiros reagiram, ultrapassaram dois rivais, viram os suecos ficando em último e, assim, garantiram a prata.

Compartilhe: