UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 22h42

Derrota de Renata/Talita sela campanha ruim do vôlei de praia feminino

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O vôlei de praia feminino do Brasil fez em Pequim a sua pior campanha na história dos Jogos Olímpicos. A derrota de Renata e Talita para as chinesas Chen Xue e Xi Zhang na disputa da medalha de bronze selou a campanha decepcionante do país na Arena de Chaoyang.

Thomas Coex/AFP
Chinesas erraram pouco e não deram chances para Renata e Talita
Natacha Pisareko/AP
Brasileiras mostraram muito abatimento com a derrota na decisão da 3º posição
Flávio Florido/UOL
Pela primeira vez, o Brasil não sobe ao pódio olímpico no vôlei de praia feminino
MAIS FOTOS DO DUELO PELO BRONZE
CONFIRA COMO FOI A PARTIDA
JOGADORAS PLANEJAM LONDRES 2012
WALSH E MAY LEVAM O OURO
VEJA O PERFIL COMPLETO DE RENATA
VEJA O PERFIL COMPLETO DE TALITA
A modalidade enfrentou problemas desde antes dos Jogos Olímpicos. Em junho, a principal dupla brasileira, Juliana e Larissa, viu o sonho de medalha ficar mais distante quando Juliana rompeu os ligamentos do joelho direito.

A jogadora desistiu de realizar uma cirurgia para tentar disputar a Olimpíada. Em Pequim, entretanto, Juliana voltou a sentir dores no joelho e foi cortada da delegação. Chamada às pressas, Ana Paula substituiu a atleta.

Sem nunca terem jogado juntas, Ana Paula e Larissa sentiram a falta de entrosamento nos primeiros jogos, mas avançaram para as quartas-de-final. A dupla, entretanto, enfrentou as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May-Treanor e foram eliminadas em dois sets.

Já Renata e Talita fizeram uma campanha regular no campeonato até toparem com Walsh e May nas semifinais. A parceria norte-americana mais uma vez foi soberana e venceu as brasileiras com facilidade.

Na disputa do bronze, Renata e Talita não suportaram a pressão das anfitriãs Xue e Zhang e acabaram os Jogos Olímpicos em quarto lugar.

Esta é a primeira vez que o Brasil deixa uma Olimpíada sem subir ao pódio no vôlei de praia feminino. Na estréia da modalidade nos Jogos, em Atlanta-1996, o país conseguiu uma até hoje única dobradinha, com o ouro de Jackie Silva/Sandra Pires e a prata de Mônica/Adriana Samuel.

Em Sydney-2000 e Atenas-2004, Adriana Behar e Shelda terminaram os Jogos Olímpicos com a medalha de prata. O outro pódio do Brasil na modalidade foi o bronze de Adriana Samuel e Sandra Pires na Austrália.

Para Talita, o resultado dos Jogos Olímpicos de Pequim mostra o novo cenário do vôlei de praia mundial. "Se você pegar o retrospecto verá que esta Olimpíada foi a mais disputada. Antes de 2000 e 2004 a diferença (das brasileiras para as adversárias) era maior", disse a jogadora.

O Brasil só não sairá de mãos abanando de Pequim porque Márcio e Fábio Luiz estão na final masculina. Nesta quinta-feira eles tentarão a medalha de ouro contra os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers. Ricardo e Emanuel, campeões quatro anos atrás, vão disputar o bronze contra os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão.

Compartilhe: