UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 00h50

Walsh e May confirmam favoritismo e vencem chinesas pelo ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Nenhuma surpresa no vôlei de praia feminino. Como já era de se esperar, as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May-Treanor conquistaram a medalha de ouro nesta quinta-feira após vencerem as anfitriãs Jie Wang e Jia Tian por 2 a 0 (21-18, 21-18).

Com o resultado, a dupla norte-americana conquistou seu bicampeonato olímpico e reafirmou seu domínio na areia. Ao longo de todo o torneio, Walsh e May não perderam um set sequer nas sete partidas que disputaram, vencendo as duas duplas brasileiras antes da decisão - Larissa/Ana Paula nas quartas-de-final e Talita/Renata na semifinal.

Mas se alguém tinha chances de derrubar a hegemonia ianque, esse alguém seriam as chinesas. Jogando em casa, a dupla tinha o apoio de uma torcida empolgadíssima que não deixou de vibrar pelos pontos mesmo debaixo de uma forte chuva que caía em Pequim no momento da final.

Logo no primeiro ponto da partida, um bloqueio certeiro da gigante Walsh (1m92) parecia ser o prenúncio de mais um massacre. As chinesas, entretanto, não se abalaram e mantiveram a partida equilibrada ao longo de toda a parcial, estando inclusive na frente do placar em algumas ocasiões. Walsh e May tiveram trabalho, mas no fim acabaram fechando o set em 21 a 18.

No segundo set Wang e Tian mudaram a tática e passaram a sacar sobre Walsh, que mostrou competência mantendo o nível do ataque norte-americano. A chuva continuava forte assim como continuava o equilíbrio na partida. Pressionadas pela obrigação de vencer o set, as chinesas atacavam muito bem e empatavam em 15 a 15 na metade da parcial.

Assim como no set anterior, Walsh e May abriram a vantagem justamente na reta final. Pressionada pelo placar, Wang jogou fora um ótimo contra-ataque, mas se reabilitou logo depois com um bloqueio sobre May. Empatadas em 18 a 18, as chinesas pararam por aí. Três pontos consecutivos selaram a vitória norte-americana por 21 a 18. Com o resultado, as norte-americanas vencem seu 28º set consecutivo em Olimpíadas, e estabelecem um domínio incontestável na areia.

Compartilhe: