UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 10h14

Brasil não dá chance para zebra, vence a China e avança à semifinal

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A seleção brasileira masculina de vôlei não deu chance para a zebra nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Bernardinho derrotou a China por 3 sets a 0, com parciais de 25-17, 25-15 e 25-16, e se classificou para as semifinais da competição. Na próxima sexta a equipe irá enfrentar a Itália.

Flávio Florido/UOL
Diante da China, brasileiros estiveram bem no bloqueio, com destaque para Gustavo
Flávio Florido/UOL
Brasil assegura vaga na semi e terá pela frente a Itália, adersária da final em Atenas
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
MAIS FOTOS DAS QUARTAS-DE-FINAL
ITÁLIA VENCE JOGO DE MAIS DE 2H
TÉCNICO ITALIANO PREOCUPADO
BRASIL VOLTOU A SER FAVORITO?
TABELA DAS FINAIS DO MASCULINO
OUTRAS NOTÍCIAS DE VÔLEI
O time brasileiro não pôde contar com o oposto reserva Anderson, que torceu o tornozelo esquerdo no treino de terça-feira. Samuel, que foi convocado para jogar como ponta, ganhou a chance de atuar por alguns minutos nos finais dos sets.

Na formação titular, nenhum problema. O Brasil começou jogando com os pontas Giba e Dante, os centrais André Heller e Gustavo, o oposto André Nascimento, o levantador Marcerlinho e o líbero Escadinha.

A China era um adversário quase desconhecido para o Brasil, uma vez que na 'era Bernardinho', iniciada em 2001, as duas equipes haviam se enfrentado apenas duas vezes.

E os donos da casa começaram o jogo com velocidade no ataque. Entretanto, a melhor qualidade técnica dos brasileiros e a fragilidade defensiva dos chineses deixaram a partida fácil para a seleção nacional.

A torcida chinesa encheu o Ginásio Capital para apoiar a equipe local, que na fase inicial venceu os favoritos Venezuela e Japão e deu grande trabalho para a Itália. E o público gostou do que viu no início da partida, uma vez que os chineses equilibraram o jogo com os atuais campeões olímpicos e bicampeões mundiais.

Apostando na bola rápida de meio e nos ataques do grandalhão Hongmin Bian, a China conseguiu empatar a partida até o primeiro tempo técnico. A partir daí, o Brasil deslanchou. Um bloqueio de Giba deu três pontos (12-9) de diferença para a seleção.

A desvantagem no marcador afetou os chineses, que passaram a errar bastante. E o Brasil, com categoria, soube aproveitar o melhor momento para fechar o set em 25 a 17, com um ataque de Samuel.

No segundo set, a China não chegou a incomodar. Mas dois erros deixaram o técnico Bernardinho enlouquecido na lateral da quadra: um ace de Hairong Shi, que ninguém foi na bola, e um ataque em diagonal de Giba que foi para fora. Além disso, o levantador Marcelinho e o meio-de-rede Gustavo discutiram asperamente.

Mesmo assim, a China seguiu passiva na partida. Giba, explorando o bloqueio adversário, fechou o set com o placar de 25 a 15.

O último set continuou fácil para o Brasil, dando a Bernardinho a oportunidade de mexer no time: o treinador colocou Rodrigão, Murilo e Samuel nos lugares de André Heller, Giba e André Nascimento, respectivamente. Uma bola de meio de Murilo deu a vitória ao Brasil em 25 a 16.

O destaque brasileiro no jogo foi o bloqueio. O país marcou 12 pontos no fundamento, sendo cinco de Gustavo e quatro de Dante. "Não foi só o meu melhor jogo no bloqueio, e sim o de todo mundo. Nós sacamos muito bem e isso facilitou as coisas", disse Gustavo.

Compartilhe: