UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 03h48

Itália sofre, mas vence Polônia e espera o Brasil na semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A Itália venceu a seleção polonesa por disputadíssimos 3 sets a 2 (25-19, 25-22, 18-25,26-28,17-15) em uma partida que durou mais de duas horas, nesta quarta-feira, em Pequim, e garantiu vaga na semifinal. Na próxima fase, a equipe européia encara ninguém menos do que o Brasil, que venceu a China por fáceis 3 a 0 e também passou. O confronto será uma reedição da final de Atenas-2004, vencida pelos comandados de Bernardinho.

Alexander Demianchuk/Reuters
Mastrangelo (e) e Vermiglio comemoram a suada vitória sobre poloneses por 3 a 2
VEJA IMAGENS DA RODADA
RÚSSIA TAMBÉM VAI PARA A SEMI
VEJA OS CONFRONTOS DO VÔLEI
Os italianos classificaram-se na segunda posição do grupo A, perdendo apenas uma partida para os norte-americanos. A Polônia, por sua vez, terminou em terceiro do grupo B, sendo o único time capaz de impor uma derrota aos poderosos russos até este momento do torneio.

A Itália começou o jogo mostrando sua força e vencendo o primeiro set com boa atuação de Mauro Gavotto, que marcou cinco pontos, sendo um no bloqueio que fechou a parcial. Bem na recepção, os italianos conseguiram variar bem o ataque dificultando a vida da Polônia e fechando o set em 25-19.

Os poloneses voltaram melhor no segundo set. Com bons ataques, a equipe esteve na frente durante quase toda a parcial, mas no final pesou a experiência adversária. Em 27 minutos, a Itália virou o jogo e fechou em 25-22, colocando o risco da eliminação sobre os ombros poloneses.

O jogo esquentou no último set, com ambas as equipes comemorando os pontos de maneira provocativa próximo à rede. Os poloneses cresceram na partida e na segunda parada técnica venciam por 16 a 13 a equipe italiana, que não contou com o oposto Alessandro Fei, machucado na última partida contra a China. Ao contrário dos outros sets, contudo, os italianos não conseguiram virar no final da parcial, e a Polônia diminuiu a diferença no confronto anotando 25 a 18.

Empolgados, os atletas da Polônia voltaram bem para o quarto set e abriram logo 5 a 0 no início. Os italianos mais uma vez se recuperaram, tiveram a chance de fechar o jogo em dois match points, mas fracassaram em parar o ataque polonês nos momentos decisivos. A Polônia, em 28 a 26, conseguiu empatar um jogo que parecia perdido e levou a decisão para o tie-break.

No quinto e decisivo set, a Itália começou melhor, abrindo logo uma pequena vantagem de dois pontos. Um bloqueio do gigante Marcin Mozdozonek e um contra-ataque polonês igualou outra vez uma partida completamente indefinida. Somente no terceiro match point, a Itália conseguiu fechar o jogo em 17 a 15 e avançou às semifinais das Olimpíadas.

*Atualizada às 10h30

Compartilhe: