UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 13h22

Russas vencem de virada e têm pela frente os EUA no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Rússia venceu de virada a seleção espanhola feminina de basquete por 84 a 65 nesta terça-feira e enfrentará a temida seleção norte-americana na semifinal do torneio olímpico. No jogo mais disputado das quartas-de-final, o time russo soube crescer no momento certo da partida e abriu vantagem de 18 pontos no último quarto, liderado pela boa atuação de Tatiana Shchegoleva, cestinha da partida com 19 pontos.

Jesús Diges/EFE
Rússia venceu Espanha por 84 a 65 e se juntou a EUA, Austrália e China na semi
VEJA FOTOS DA RODADA DECISIVA
EUA VENCEM CORÉIA E SE GARANTEM
AUSTRÁLIA DÁ SHOW EM TCHECAS
As russas, que bateram a seleção brasileira por 74 a 64 na primeira fase do torneio, conseguiram reverter nos dois últimos períodos uma desvantagem que chegou a 18 pontos no segundo quarto. Uma derrota para a Austrália na fase de grupos, no entanto, obriga a seleção russa a pegar na semifinal o invicto time dos Estados Unidos, cuja menor vantagem em suas seis vitórias na competição foi de 36 pontos.

As espanholas começaram a partida com um ritmo intenso e abriram 21 a 10 logo no primeiro quarto. A eficiência nos arremessos e o domínio dos rebotes deram ao time espanhol total controle do jogo no período seguinte. Perto da metade do segundo quarto, a Espanha já vencia por 30 a 12, com boa atuação de Amaya Valdemoro.

Atrás no marcador, as russas acordaram no jogo e conseguiram ir para o intervalo com um placar desfavorável de 40 a 32. Ao neutralizar as principais jogadas da Espanha, o time russo foi encostando e começou a se aproveitar do nervosismo das espanholas, que viam a vantagem cada vez mais reduzida.

Com bom desempenho de Stepanova, o time russo virou o placar com eficiência e rapidez nos ataques, que contrastavam com a insegurança do time espanhol. O terceiro período foi encerrado com 56 a 55 para as russas, após a espanhola Cindy errar um dos dois arremessos a que tinha direito.

No último período, a superioridade russa foi evidente. Desestabilizada, a equipe espanhola não conseguiu reagir, deixando a Rússia abrir 18 pontos de vantagem para garantir a vaga na semifinal.

O jogo contra os Estados Unidos está marcado para as 11h15 (horário de Brasília) de quinta-feira. A outra partida das semifinais, entre China e Austrália, acontece às 9h do mesmo dia.

Compartilhe: