UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 09h29

Após sumiço de vara, Murer fica longe do pódio e critica organização

Bruno Doro*
Em Pequim (CHN)
A brasileira Fabiana Murer sofreu com um incidente bizarro na final do salto com vara nesta segunda-feira. Após fazer seu primeiro salto, a brasileira reclamou que uma de suas varas tinha sumido. Com isso, acabou saltando apenas 4,45 m, ficando a 35 cm de sua melhor marca e longe do pódio olímpico.

Flávio Florido/UOL
Fabiana conseguiu passar de seu primeiro salto, antes dos problemas com as varas
Flávio Florido/UOL
A saltadora reclamou com a organização e chegou a impedir o salto de uma oponente
NOVO RECORDE PARA MUSA RUSSA
LEIA O PERFIL DE FABIANA MURER
VEJA AS FOTOS DA FINAL DA PROVA
SANDRO VIANA FORA DA SEMIFINAL
O BRASIL NOS JOGOS DE PEQUIM
LESÃO DE XIANG FOI MINIMIZADA
Revoltada, a paulista chegou a impedir que uma das adversárias, a chinesa Gao Shuying, fizesse seu salto, posicionando-se à frente dela, até que o assunto fosse tratado.

Junto à comissão de árbitros dos Jogos, Fabiana checou as suas varas e as de suas adversárias, mas não encontrou a que procurava, a com a qual se classificou para a final, com 4,50 m. "Eu chequei o tubo", dizia, visivelmente contrariada.

"No aquecimento eu já tinha visto, mas achei que tinha contado errado. E, na hora que precisei, a vara não estava lá", afirmou ao SporTV, depois de eliminada. "Normalmente eu carrego num tubo, eles tiraram e colocaram nesse carrinho que gira - que é uma porcaria. Eles até tinham escrito (em um formulário) que tinham dez varas minhas, mas quando fui ver faltava uma".

Em decisão feita com seu técnico, Élson Miranda, a solução foi não saltar a segunda série, em 4,55 m, indo direto às três tentativas nos 4,65 m, para a qual ela também não tinha o equipamento ideal, uma vez que a vara que faltava seria para os 4,55 m e 4,65 m.

No entanto, o fato mostrou ter abalado a atleta, que não acertou nenhum de seus saltos, derrubando o sarrafo três vezes. Com isso, a campeã pan-americana se despediu dos Jogos de modo prematuro e amargo.

A brasileira não poupou críticas. "Eles atrapalharam minha competição. A revolta é com a organização, pois foi uma desorganização. É um absurdo perder um equipamento numa prova dessas" disse ela. "Nunca mais volto à China", concluiu, segurando o choro.

* Atualizada às 10h03

Compartilhe: