UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 03h09

Dirigente chinês admite ter minimizado gravidade da lesão de Liu Xiang

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Enquanto o povo da China se preparava para torcer para sua maior estrela olímpica, a equipe chinesa de atletismo tentava minimizar o fato de que Liu Xiang estava seriamente contundido. Nesta segunda-feira, o chefe da equipe chinesa de atletismo, Feng Shuyong, admitiu que não considerou tão séria a lesão do atual campeão dos 110 m com barreiras, que desde o último sábado piorou consideravelmente.

"Ele estava treinando muito bem até o último sábado. Mas quando chegou à Vila Olímpica, começou a sentir fortes dores no calcanhar direito. Ele foi avaliado pelos médicos e sabíamos que o problema era sério. Não queríamos falar que ele não iria competir, não podíamos falar sobre isso se não tivéssemos certeza. Tínhamos a esperança que ele conseguisse", admitiu o chefe da equipe chinesa

Segundo ele, a lesão nunca foi um segredo. Pelo menos na China. "Algumas notícias em chinês foram publicadas dando conta da lesão. Desde maio, muitos sabem que ele teve problemas musculares, mas se recuperou. Em menos de dois meses, estava treinando normalmente. Estava em sua melhor forma. Mas no último sábado, infelizmente, ele sentiu dores muito fortes. Foi examinado e tratado pelos médicos, mas não tínhamos certeza se ele realmente não poderia competir".

As declarações de Shuyong foram dadas em uma entrevista coletiva conturbada, em chinês, com tradução para o inglês. No meio, aconteceu uma troca de tradutores. A imprensa que estava presente no local não teve certeza se o dirigente já trabalhava com a possibilidade de que Xiang não estaria apto a competir já na primeira eliminatória dos 110 m com barreira.

Ao ser perguntado sobre a pressão de que Xiang, um dos grandes garotos de propaganda dos Jogos Olímpicos, competisse era grande, Shuyong deu uma resposta evasiva. "É claro que todos esperavam que ele repetisse o que fez em Atenas e conquistasse o ouro. Esse era o desejo de todo os chineses. Mas sei que sites da internet fizeram pesquisas sobre qual seria a reação dos chineses se ele não fosse campeão olímpico e mais de 60 % disseram que entenderiam".

Técnico do atleta de 25 anos, Sun Haiping chorou ao falar sobre a lesão do pupilo. "Liu Xiang é um guerreiro", afirmou o treinador, entre lágrimas. "Eu tenho certeza de que ele só iria desistir das Olimpíadas caso realmente não conseguisse pisar no chão", completou Shuyong.

Em maio, em uma competição nos EUA, Xiang desistiu de correr, alegando uma lesão no tendão de Aquiles do pé direito. Segundo o técnico Haiping, ele também enfrentou uma lesão muscular no adutor da coxa direita, que já estava curada. O problema ligamentar, porém, era crônico.

"Não sabemos onde foi que ele se contundiu, mas é um problema que enfrentamos há seis ou sete anos. Foi algo que o incomodou antes de 2004 e que tem ido e vindo desde então. Chegamos à Vila Olímpica, ele sentiu a lesão novamente e fez todos os exames necessários, inclusive uma ressonância magnética", explicou Haiping.

Compartilhe: