UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 00h40

Sandro Viana, classificado nos 200 m, alfineta o "showman" Bolt

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O velocista Sandro Viana, único brasileiro a seguir na disputa olímpica dos 200 m rasos, não perdeu a chance de alfinetar neste domingo o campeão dos 100 m Usain Bolt, da Jamaica, que compete também nos 200 m.

CENAS DAS ELIMINATÓRIAS
Thomas Kienzle/AP
Assim como nos 100 m rasos, Usain Bolt se poupou na eliminatória dos nos 200 m
AFP PHOTO/WILLIAM WEST
Já o brasileiro Sandro Viana (d) ficou na quarta colocação com o tempo de 20s84
CONFIRA RELATO DAS ELIMINATÓRIAS
XANG DESISTE DOS 110 M
QUAL BRASILEIRO IRÁ AO PÓDIO?
COMPETIÇÕES NO NINHO DE PÁSSARO
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
Bolt, que quebrou o recorde mundial na final olímpica dos 100 m, com o tempo de 9s69, não perde a chance de fazer gracinhas para as câmeras nem mesmo durante as corridas, e teria "falta de espírito olímpico", na visão de Viana. O velocista ganhou o primeiro ouro da história para a Jamaica nos 100 m rasos.

Durante a eliminatória deste domingo, o jamaicano diminuiu o ritmo durante o final da prova, displicentemente deixando a primeira colocação para o corredor de Trinidad e Tobago, Rondell Sorrillo.

"Não é certo o que ele fez. Acho que o atleta tem que correr pensando no tempo, sempre olhando para a linha de chegada, e não para o público", disse Viana, ainda na pista do Ninho de Pássaro.

O brasileiro conseguiu a vaga nas quartas-de-final durante a sétima série classificatória. Viana chegou em quarto lugar, e seu tempo de 20s84 ficou entre os oito melhores do dia, o que lhe deu direito de prosseguir na disputa olímpica.

"Eu larguei mal, normalmente em três ou quatro passadas estou na frente de dois ou três atletas, mas dessa vez tive que usar energia para correr atrás", declarou Viana, avaliando sua prova.

O atleta brasileiro seguiu para a vila olímpica para descansar, já pensando nas quartas-de-final, que serão disputadas na noite do mesmo dia em Pequim, às 9h05 da manhã desta segunda-feira no Brasil.

Além de não aprovar o comportamento de Bolt nas pistas, Viana pôs em dúvida a superioridade do jamaicano. "Ele está três níveis à frente do resto, o que é bem estranho. A biomecânica mostra que para correr os 100 m, um atleta, mesmo de ponta, precisa de mais de 45 passos. Ele deu 39. A ciência não bate."

Apesar de incentivar a polêmica em torno do desempenho impressionante de Bolt em Pequim-2008, Viana se exime de acusações mais graves. "Não estou falando se é doping ou não, cabe à Wada (Agência Mundial Antidoping) decidir."

Compartilhe: