UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 00h34

Jadel confirma expectativa e vai à final do triplo; Sabino está fora

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
O triplista brasileiro Jadel Gregório confirmou na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília) a classificação à final do salto triplo masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em disputa realizada no estádio Ninho de Pássaro, o brasileiro obteve 17,15 m logo em seu primeiro salto.

Com a marca, Gregório assegurou a vaga na final, já que a distância mínima classificatória é de 17,10 m, e preferiu abdicar dos dois saltos seguintes. O brasileiro, vice-campeão mundial, figurou na nona colocação geral, e a sexta do primeiro grupo. Já Jefferson Sabino, outro brasileiro da prova, não avançou. Em três tentativas, Sabino obteve apenas 16,12 m e 16,45 m e queimou o terceiro salto.

"Estou indo com calma, estou tranqüilo. Fiz exatamente o que eu estava querendo para me classificar. O primeiro obstáculo já foi", afirmou Gregório após a prova. "O importante não é agora, é a final. Estou saltando muito bem."

O triplista aposta repetir sua melhor marca da carreira em Pequim, 17,90 m obtidos em maio de 2007 em Belém. "Vim para saltar o meu melhor. Se eu conseguir saltar 17,90 m, estarei contente. Acho que, com essa marca, dá pódio", comentou, confiante.

Sabino, por sua vez, não escondeu a insatisfação com o resultado fraco. "Estou decepcionado. Se tivesse saltado bem, acho que poderia fazer a final. Mas não consegui", disse ele. "Minha corrida é que não deu certo. Na primeira tentativa, saltei meio apertado, foi só 16,12 m; a segunda foi de muito longe, cravei 16,45 m. Aí fui para a última chance e acabei queimando".

O britânico Phillips Idowu foi o melhor na classificação geral, com 17,44 m. Atual campeão mundial, o português Nelson Évora, que superou Jadel em Osaka, no Japão, no ano passado, obteve 17,34 m em sua primeira série, e vai à decisão com a segunda melhor marca.

Compartilhe: