UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 00h15

Revezamento 4 x 100 medley dá oitavo ouro a Michael Phelps

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)*
O último dia de provas do Cubo d'água de Pequim era todo de Michael Phelps. O complexo aquático, com capacidade para 14 mil pessoas, estava lotado, com pessoas apinhadas pelos corredores, sem lugares para se sentar. Na área de atletas, que nunca ficou lotada durante os sete dias anteriores, nadadores se acotovelavam para ver o fenômeno norte-americano fazer algo que nenhum outro atleta já tinha feito.

O final da busca de Phelps não chegou a ser épico, como foi o ouro do 4x100 m livre ou o dos 100 m borboleta. Mas carregou emoção ainda assim. Os EUA começaram com Aaron Peirsol no nado costas, que terminou em primeiro. Brendan Hansen foi o segundo na água e fechou apenas em terceiro.

"Eu estava apto para fazer parte dos três revezamentos e nós estávamos prontos para trabalhar como um time. Funcionamos como uma unidade", valorizou o fenômeno.

"Fiz parte junto com este três atletas, foi um dos times mais unidos que nós já ouvimos falar. Não conhecia todos eles quando chegamos nas Olimpíadas, mas eu fui conhecendo cada pessoa muito bem. O time que nós fizemos foi a diferença", disse o norte-americano.

Quando Phelps entrou na água, precisava tirar 49 centésimos em relação aos japoneses, que tinham assumido a liderança com Kosuke Kitajima. O fenômeno norte-americano, mais uma vez, não decepcionou. Empurrado a cada braçada pelos gritos em uníssono que vinham da arquibancada do Cubo d'Água, aos pouco ele transformou a desvantagem em liderança.

Jason Lezak, o herói do ouro nos 4x100 m livre, entrou na água já com sua equipe na frente, a 25 centésimos dos japoneses. Eamon Sullivan, recordista mundial dos 100 m livre, porém, acelerou. Mas Lezak já tinha garantido o feito norte-americano e o de Phelps, fechando a prova em 3min29s34.

A equipe australiana, que nadou com Hayden Stoeckel (costas), Brenton Rickard (peito), Andrew Lauterstein (borboleta) e Sullivan (livre), foi prata com 3min30s04. O bronze foi para a equipe japonesa, que nadou com Junichi Miyashita (costas), Kosuke Kitajima (peito), Takuro Fujii (borboleta) e Hisayoshi Sato (livre).

O resultado completou a maior performance de um nadador na história das Olimpíadas. Phelps deixa Pequim como o primeiro atleta olímpico a conquistar oito ouros em uma mesma edição dos Jogos.

Foi campeão olímpico nos 200 m e 400 m medley, 200 m livre, nos três revezamentos, 4x100 m livre, 4x200 m livre e 4x100 m medley, e nos 100 m e 200 m borboleta. Em sete delas, com recorde mundial. A única que não veio com a marca foi os 100 m borboleta, em vitória de apenas um centésimo sobre o sérvio Milorad Cavic.

Revezamento feminino

Também com direito a recorde mundial, a equipe australiana dos 4 x 100 medley, atual detentora das melhores marcas mundial e olímpica, venceu a prova com o tempo de 3min52s69.

As medalhistas de ouro da Austrália foram Emily Seebohm (costas), Leisel Jones (peito), Jessicah Schipper (borboleta) e Lisbeth Trickett, que fechou o revezamento com o livre.

As norte-americanas Natalie Coughlin, Rebecca Soni, Christine Magnuson
e Dara Torres chegaram logo atrás e levaram a prata com 3min53s30. Já a equipe chinesa formada por Jing Zhao, Ye Sun, Yafei Zhou e Jiaying Pang conquistou a medalha de bronze com 3min56s11.

* Com agências internacionais, atualizada às 3h

Compartilhe: